Testando seu site em Retina (e sem pagar os olhos da cara)

Nos tempos que os dinossauros caminhavam pela Terra, a grande dúvida da humanidade era: criar sites em 640×480 ou 800×600. Entendam, a humanidade certa vez foi condenada por Poseidon a usar uma tal Trident que exibia apenas fabulosas 256 cores.

Nestes idos, era sábio que o Web Masters desenvolvesse seu site na menor resolução: Se funcionasse neste, funcionaria mole mole na resolução maior.

Bem verdade, a gente só tomava este cuidado porque nossos computadores permitiam redimensionar para resoluções menores – ou mais espertamente, você só redimensionava a janela do browser para a resolução menor e testava, sem ficar olhando para o ambiente de desenvolvimento através de um buraco de fechadura de 640×480.

Testar o site numa resolução maior é que era o problema. Bom, quem não tem Retina, que use o Firefox:

  1. Vá para o “about: config”
  2. Encontre “layout.css.devPixelsPerPx”
  3. Altere para o ratio desejado.

Um guia de três passos para você configurar seu Firefox para redimensionar a proporção de pixels. Valores inteiros (2 ou 3) é uma deliciosa volta ao passado quando só tínhamos apenas 640×480; com valores fracionados entre 0 e 1, você vai emulando a proporção de uma tela Retina.

A observar:

  • Isto não é mero zoom page; mexendo neste config você mexe com a proporção do chrome do Firefox. E a coisa é persistente, não precisa reconfigurar. Configurei o meu para 0,9, só para que as interfaces de internet banking que uso caibam na tela, sem barra de rolagem;
  • Embora mexa na proporção que o navegador interpreta os pixels, isto não significa que seu monitor virou um Retina, seu mão de vaca. A resolução é a mesma droga de sempre.

#ficadica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima