Calculadora Amostral: saiba o que é e como usá-la nas suas pesquisas

Uma pergunta frequente é: quantas pessoas participantes você precisa para que a sua pesquisa seja eficiente e te traga respostas confiáveis? Hoje, a gente te responde!

Pesquisas, pesquisas e mais pesquisas! Profissionais de UX estão sempre envoltos nelas, sejam qualitativas ou quantitativas. E quem trabalha com formulários de pesquisa já deve estar acostumado com ela, a Calculadora Amostral.

Você não sabe o que é? Então, continue com a gente e descubra como a Calculadora Amostral pode ajudar no seu projeto e como você deve utilizá-la!

Calculadora Amostral: afinal, o que é?

Uma pergunta frequente para quem trabalha com pesquisa quantitativa é: quantas pessoas devem responder o seu formulário para que a sua pesquisa seja eficiente e te traga respostas confiáveis?

A Calculadora Amostral pode te dar essa resposta! É esse cálculo que vai te mostrar quantas pessoas você deve convidar para participar, para ter o número mínimo de respostas completas necessárias.

Qual é o tamanho da amostra?

O tamanho da amostra é o número de respostas concluídas que a sua pesquisa recebe. É chamado de amostra porque representa apenas parte do grupo de pessoas (também chamada de população-alvo) cujas opiniões ou comportamentos são importantes para sua pesquisa.

Para calcular o tamanho da sua amostra, você precisa ter muito claro alguns termos-chave. São eles:

População

O número total de pessoas no grupo que você está tentando estudar. Se você estivesse coletando uma amostra aleatória de pessoas na cidade de São Paulo, o tamanho da sua população seria de cerca de 12,39 milhões (dados de estimados para 2021, do IBGE). Mas se você estivesse realizando uma pesquisa dentro da empresa em que trabalha, o tamanho da população seria o número total de funcionários.

Margem de erro

É a porcentagem que informa o quanto você pode esperar que os resultados da pesquisa reflitam as opiniões da população geral. Quanto menor a margem de erro, mais próximo você está de obter a resposta exata em um determinado nível de confiança.

Nível de confiança

Uma porcentagem que revela o quão confiante você pode estar de que a população selecionaria uma resposta dentro de um determinado intervalo. Por exemplo, um nível de confiança de 95% significa que você pode ter 95% de certeza de que os resultados estão entre os números x e y.

Distribuição da população

É o grau de homogeneidade da população, considerando aspectos relevantes, como nível sociocultural, gênero, idade etc. Por exemplo, uma pesquisa realizada numa cidade inteira requer um tratamento mais heterogêneo do que uma que seja realizada dentro de uma empresa. Na prática, quanto menos variada é a população, menor é a amostra necessária.

Amostra

Amostra é o subgrupo de indivíduos que foram selecionados dentro da população identificada. O objetivo é que esse grupo represente e caracterize a população total.

Calculadora Amostral: como realizar o cálculo?

Existe uma fórmula para que você possa calcular sua amostra sem grandes problemas, como você pode conferir na imagem abaixo:

fórmula da calculadora amostral

Para ficar mais fácil, você também pode copiá-la aqui: Z² * p * (1-p) dividido por e².

Nela, podemos dizer que:

  • Z é igual ao intervalo de confiança escolhido
  • p é a proporção esperada — geralmente é usado 50%
  • e é igual a margem de erro máxima

É comum usar como valores de intervalo de confiança 95% e de margem de erro, 5%.

Mas existem muitas calculadoras já disponíveis na internet, basta preencher os dados, como é o caso dessa fornecida pela Comentto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima