#PegaaDica: Os primeiros sketches do Super Mario

Veja os primeiros sketches do Super Mario, publicados pela revista Times, e veja como um dos jogos mais famosos começou.

A edição da revista Times de junho de 2015 trouxe para os fãs de Super Mario um grande presente: os primeiros sketches de um dos jogos mais amados de todos os tempos! E a matéria é interessante também para quem trabalha com design, afinal, uma das atividades cotidianas de designers é desenvolver wireframes e protótipos.

E a gente trouxe para você dar aqueeela olhadinha também! Estamos tão acostumados com o produto final que chegou a hora de ver como tudo começou. Confira a matéria da Times 🙂

A Nintendo, empresa criadora do Super Mario, está oferecendo uma visão interna do processo de design que envolve a criação de jogos em sua franquia de maior sucesso. Durante a apresentação de vídeo da Nintendo na E3, o criador do Mario, Shigeru Miyamoto, e o designer de longa data do Mario, Takashi Tezuka, mostraram alguns esboços do encanador mais famoso dos jogos.

Inicialmente, o Super Mario tinha um visual ainda mais caricatural, com um nariz muito grande e uma fisionomia bastante séria. Os esboços mostram o personagem montando uma nuvem (um recurso que surgiria em jogos posteriores da série) e lançando bolas de fogo em tartarugas voadoras que se parecem bastante com Koopa Troopas.

Miyamoto também explicou como ele criou fisicamente os diferentes níveis logo no comecinho da série. Os designers usaram papel quadriculado para mapear cada bloco de um determinado nível, bloco por bloco, e depois entregaram os desenhos aos programadores para construir no jogo. Para fazer edições no layout de um nível, os designers colocavam uma folha fina de papel translúcido sobre o design original que marcava as alterações específicas.

Com o tempo, a empresa desenvolveu um programa de computador mais eficiente que permitia que designers inserissem facilmente diferentes tipos de obstáculos e arquitetura em um determinado nível. Esse programa se tornou a base de Super Mario.

E aí, gostou de ver os primeiros sketches do Super Mario? Ativou memórias da infância por aí também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima