Projetando com Lean UX

No dia 04 de fevereiro de 2015 aconteceu na 8º edição da Campus Party Brasil a palestra “Projetando com Lean UX”. Nela, eu e a minha amiga Diana Fournier procuramos apresentar como a abordagem Lean pode nos ajudar a encontrar a verdadeira natureza do nosso trabalho.

Abaixo, disponibilizo o vídeo e os slides da palestra.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_D2556sqKic]
[slideshare id=44712491&w=425&h=355&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px; margin-bottom: 5px; max-width: 100%;&sc=no]

 

A área da Experiência do Usuário é muito baseada em entregáveis, e quando somamos a isso a herança de abordagem cascata que a maioria das empresas ainda trabalha, temos como efeito uma área departamental e burocrática. A ideia de projetar para a Experiência do Usuário deve ser compreendida como uma cultura, e não como uma disciplina ou departamento. Precisamos fazer com que todos aqueles cujo trabalho geram de alguma forma impacto na Experiência do Usuário mantenham foco nas pessoas durante todo o projeto, e aprendam a trabalhar de forma colaborativa.

Lean UX: Edu Agni e Diana Fournier

Quando somamos ao nosso processo a visão do Design Thinking, temos a possibilidade de lidar com os nossos projetos com base na empatia, colaboração e experimentação, agrupando todos os envolvidos dentro de uma mesma finalidade comum. Incluir nessa abordagem colaborativa uma metodologia ágil vai nos permitir simplificar o desenvolvimento de produtos/serviços, nos livrando do excesso de entregáveis e trabalhando apenas com documentos rápidos, colaborativos e facilmente editáveis, com menos ênfase nos resultados e maior foco na experiência real do usuário.

Assim, o nosso objetivo passa a ser colocar o quanto antes um protótipo funcional na mão do usuário final, testando e corrigindo os possíveis erros, trabalhando com a ideia de um mínimo produto viável em constante evolução, e avançando para uma próxima versão. Afinal, a tentativa e erro colaborativa tem mais sucesso que o planejamento do gênio solitário 🙂

Mínimo produto viável

0 comentário em “Projetando com Lean UX”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima