UX Writing x Technical Writing: quais as diferenças entre as duas áreas?

Cada vez mais o UX Writing vem se consolidando como uma área dentro do design e da experiência da pessoa usuária. Hoje, já se entende que não é só um textinho e que é preciso pessoas qualificadas para exercer a função. Mas e o Technical Writing?

Nós já falamos bastante sobre UX Writing aqui no blog, como você pode conferir nos links abaixo, e temos toda uma Trilha de Carreira UX Writer pensada para ajudar quem quer migrar para a área a se preparar. Além, é claro, do UX Writing Day, o maior evento de UX Writing do Brasil

E com a crescente busca pelo Technical Writing, que ainda é um mercado em construção no Brasil, percebemos que existe muita confusão entre o que é a escrita técnica e escrita para UX. Afinal, elas são a mesma coisa? Ao menos parecidas?

Hoje, a gente vai tirar essa dúvida e você vai entender o que cada escrita faz e no que está focado cada um desses dois Writings.

Vamos lá?!

UX Writing

Se você é da área de UX ou costuma visitar o nosso blog, este conceito deve estar mais claro para você. Mas não custa nada reforçar, não é?

O UX Writing é a escrita que busca guiar a pessoa usuária dentro de um fluxo de um produto digital, promovendo a melhor experiência possível dessa pessoa com o produto em si. E para isso, UX Writers trabalham diretamente com o time de designers, pensando todo o fluxo e processo de experiência.

Todo texto que serve de ponto de contato entre o seu produto e a pessoa usuária deve passar pela pessoa UX Writer. E por “passar”, não quer dizer apenas que a pessoa que atua como UX Writer deve fazer a revisão do que desenvolvedores e UX Designers criaram. É importante que UX Writers participem do processo desde o começo do processo: na criação, testes com pessoas usuárias etc…

E quais são os textos que UX Writers costumam criar (testar e revisar)? Textos de aplicativos, sites, botões, CTAs, landing pages, chatbots etc. Ou seja, essas pessoas trabalham sempre com foco na pessoa usuária, no público deste produto digital.

Technical Writing

A pessoa que atua como Technical Writing está dentro do universo de comunicação técnica e é responsável por criar ou traduzir conteúdos técnicos (que costumam ser muito complexos) de uma forma mais simples e menos complexa possível. O objetivo é fazer com que as pessoas realmente aprendam a utilizar um determinado produto.

Mas quais produtos são esses? FAQs, documentações técnicas de software, documentações internas, release notes etc. Mas ao contrário do UX Writing, que trabalha exclusivamente com produtos digitais, o Technical Writing também existe no mundo do offline. Manuais de uso aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos são um exemplo muito comum da atuação de Tech Writers no mercado.

E com isso, podemos ver que Technical Writers trabalham tanto com foco no público interno (quando falamos de documentações, por exemplo), quanto no externo (como quando desenvolvem manuais de uso de aparelhos).

O papel de quem trabalha nessa área é cuidar da gestão do conhecimento nas empresas. É essa pessoa que vai garantir que, quando um funcionário deixa a empresa, não vai haver um gap de conhecimento ou de processos, porque tudo está devidamente documentado. Pronto para que outras pessoas possam se inteirar.

O Tech Writer também facilita o onboarding de novos colaboradores, oferecendo documentações atualizadas, bem feitas etc. Isso faz com que a pessoa se inteire mais rápido de processos, de informações relevantes, de estágios em que um projeto ou produto esteja…

E se você se interessou pelo tema, pode se aprofundar mais com os livros The product is doc, Docs Like Code e Developing Quality Technical Information.

Então, a diferença é…

Deu para a gente entender que tanto o UX Writing quanto o Technical Writing prezam pela boa experiência de quem utiliza um produto. Seja pelo entendimento do fluxo de uso, ou pelo entendimento mais detalhado das informações que aquele produto traz. E em ambos fica claro a preocupação com a clareza da informação e que ela seja útil e intuitiva.

Mas você conseguiu entender a diferença de atuação de UX Writers e Technical Writers? Ficou claro para que público cada profissional desse trabalha? Enquanto UX Writers trabalham para que pessoas usuárias encontrem o que buscam de forma simples e eficaz, Tech Writers atuam para documentar a criação dessa jornada.

Para deixar ainda mais claro, que tal a gente usar um exemplo muito palpável? Imagine um jogo de tabuleiro. Qualquer um… Agora, você pode pensar assim: a pessoa que escreveu tudo que você vê no tabuleiro é UX Writer. Os indicativos de pular ou voltar uma casa, por exemplo… Ou seja, tudo que vai facilitar a sua experiência enquanto usa o produto. Afinal, precisa ficar claro o que você deve fazer, correto?!

Mas todo jogo vem com um manual, correto? Que confere quantas peças vem, qual a cor de cada uma… Esse é um trabalho para Tech Writers!

Ou seja, no mesmo produto é necessário a atuação dessas duas frentes para garantir experiência e consistência.


Trilha de UX Writing

Conheça nossa trilha com 05 cursos que trazem toda a base para quem quer trabalhar com UX Writing, com 30% off.

1 comentário em “UX Writing x Technical Writing: quais as diferenças entre as duas áreas?”

  1. É excelente ver o tema “Technical Writing” sendo mais abordado pelos principais canais digitais da área de comunicação. É um ramo que está em crescimento e precisando de cada vez mais profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima