O Iceberg da experiência do usuário

É muito comum vermos stakeholders e designers direcionando a maioria dos seus esforços à questões meramente visuais durante o processo de desenvolvimento de um produto, e deixando de lado outras questões que possuem um impacto maior e mais direto na experiência do usuário.

No livro The Elements of User ExperienceJesse James Garrett apresentou um gráfico aonde mostrou aqueles que podem ser considerados os elementos que compõem a experiência do usuário dentro do desenvolvimento de um produto: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e visual. Esses elementos dentro de um projeto envolvem diferentes disciplinas, entre elas a arquitetura de informação, o design de interação e o design de interfaces.

O problema do gráfico de Garret é que ele não representa o grau de relevância de cada um dos elementos dentro da experiência do usuário, passando a impressão (principalmente para os stakeholders) de que todas as etapas possuem o mesmo peso e medida. Pensando nisso foi que Trevor Van Gorp criou um novo gráfico a partir deste, utilizando a metáfora do iceberg, demonstrando entre outras coisas que o design visual é apenas a ponta desse iceberg, e que para prover uma boa experiência aos usuários, precisamos mergulhar em águas mais profundas.

Veja abaixo os slides feitos por Trevor Van Gorp mostrando os elementos da experiência do usuário comparados a um iceberg.

[slideshare id=254079?startSlide=2&w=640&h=516&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima