Projetando Aplicativos como se Projetam Prédios

No sábado do dia 22 de outubro aconteceu o iMasters InterCon 2011, que foi realizado no Hotel Unique em São Paulo. O evento foi dividido em quatro áreas: Arena Criatividade para Aplicativos, Hackaton, SocialMedia Meeting e Conferência de Métricas.

Durante todo o evento, estive concentrado exclusivamente na Arena Criatividade (com exceção da palestra em que chamaram design de “mera maquiagem”), e por isso pretendo comentar algumas das melhores palestras que aconteceram por lá.

A primeira apresentação que veremos aqui é a do Frederick Van Amstel, que é pesquisador PhD na Universidade de Twente na Holanda, Diretor do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, e responsável pelo blog Usabilidoido.

Em sua apresentação, focada em elementos da experiência do usuário e desenvolvimento ágil, Fred nos trouxe algumas reflexões interessantes, como o questionamento sobre a eficiência do modelo de desenvolvimento proposto por Jesse James Garret (Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície). Segundo ele, esse modelo não funciona em ambientes de Desenvolvimento Ágil como o SCRUM, Kanban ou XP.

Elementos da experiência do usuário

O modelo de Garret propõe um desenvolvimento baseado em camadas sequênciais, onde o início de uma etapa está diretamente condicionada ao término da etapa anterior, num trabalho que vai de baixo (abstrato) para cima (concreto).

Ao traçar um paralelo com a construção de um prédio real, Fred mostrou que o Desenvolvimento Ágil de um aplicativo pode não seguir uma sequência tão lógica e direta, e sim transitar constantemente entre as diferentes camadas.

Modularização dos elementos da experiência do usuário

Um modelo ágil de desenvolvimento deverá promover a modularidade das diferentes camadas, permitindo assim a flexibilidade do aplicativo para possíveis extensões ou customizações das suas funcionalidades.

Veja abaixo o vídeo e os slides da palestra.

http://embed.videolog.tv/v/index.php?id_video=731393&related=&hd=&color1=ffffff&color2=ffffff&color3=ff0066&slideshow=true&config_url=&

http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=projetandoaplicativoscomopredios2-111024101350-phpapp01&stripped_title=projetando-aplicativos-como-se-projetam-prdios&userName=usabilidoido

Para finalizar o post, deixo para vocês três perguntas para reflexão, as mesmas que o Fred deixou ao final de sua palestra:

  1. O seu aplicativo é um produto ou é um serviço?
  2. Que experiência do usuário ele proporciona?
  3. Como você gerencia processos de mudanças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima