UX de Quinta: UX Strategy

Como foi o Meetup organizado pelo UXPA SP sobre como pensar na Experiência do Usuário como um modelo de estratégia, o que requer uma cuidadosa mistura de estratégia de negócios e UX Design.

Flávio Nazário e Luisa Nogueira, palestrantes do meetup UX de Quinta: UX Strategy

Uma das atividades promovidas pela UXPA SP (capítulo paulista da User Experience Professionals Association, formado pela Diana Fournier, mjcoffeeholick, Clécio Bachini e por mim, Edu Agni) é o UX de Quinta, um Meetup que acontece mensalmente, abordando diferentes temas dentro da área de UX. A primeira edição do UX de Quinta de 2018 levou o título de Women with Experience em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Já a segunda edição que aconteceu no dia 12 de abril em São Paulo trouxe o UX Strategy como temática principal, e contou com as palestras do Flávio Nazário, UX Strategist no Reclame Aqui, e com a Luisa Nogueira, que é UX Strategist na Sensorama Design.

UX Strategy & Product Discovery

Flávio Nazário ministrando a palestra “UX Strategy & Product Discovery”

Em sua apresentação, Flávio Nazário abordou os conceitos básicos de UX Strategy e como um Designer tem tudo para estar mais próximo da área de negócio, aprendendo sobre modelo de negócio e sobre inovação em produtos, podendo facilitar em conjunto com profissionais de negócio as sessões de Product Discovery, através de técnicas já conhecidas pela nossa área, colocando assim o Design Centrado no Usuário como parte vital da construção de melhores produtos e serviços.

O evento foi ótimo, pois os participantes se mostraram interessadas em compartilhar suas próprios experiências ao longo da sessão, o que tornou o evento mais rico para todos que compareceram ou acompanharam online. Acredito que é sempre enriquecedor para todos quando conseguimos construir um evento em que as pessoas se sentem seguras para conversar, expor suas dificuldades e trocar conhecimento.

Se for para deixar uma dica para os designers, seria para que façam mais perguntas de negócio. Você pode começar perguntando “quais são as maiores preocupações em relação à experiência do usuário do produto hoje?” e gradativamente começar a perguntar coisas como “por que foi escolhido ganhar dinheiro com o produto desta maneira ao invés de outra?” ou “como você acredita que o produto se compara ou supera os seus concorrentes?”. Quanto mais curiosidade e segurança nos tópicos, mais fácil fica a proximidade de negócio.

(Flávio Nazário)

Porque mudei meu cargo para UX Strategist

Luisa Nogueira ministrando a palestra “Porque mudei meu cargo para UX Strategist”

Já a Luisa Nogueira em sua palestra “Porque mudei meu cargo para UX Strategist” começou contextualizando os participantes a partir dos quatro conceitos trazidos pelo livro UX Strategy da Jaime Levy para se trabalhar UX Design como Estratégia de Negócios: Business Strategy, Value Inovation, Validated User Research e Killer UX Design. Em seguida, começou falando um pouco sobre o trabalho da Sensorama Design — sua consultoria — e a forma como trabalham, entrando em alguns cases específicos para mostrar como transformaram seus projetos de software em oportunidades de estudar os problemas a fundo, e assim redesenhar as estratégias de negócios dos clientes. Luisa fechou o papo resumindo: UX Strategy = ter um lugar na mesa, para poder questionar os projetos e objetivos, colocando a abordagem de UX como fator decisório nas empresas.

Resumo da Ópera

Após as palestras e o coffee-break, foi organizado um Fishbowl (bate-papo com três cadeiras preenchidas, e uma quarta cadeira vazia para que qualquer pessoa da platéia possa a qualquer momento juntar-se a discussão, fazendo com que um dos participantes saia da conversa para manter sempre um lugar disponível na discussão) iniciado pelo Flávio Nazário, Luisa Nogueira e Virginia Stefanello, falando sobre UX Strategy. Mas conforme a cadeira vazia ia sendo ocupada por outros participantes, o bate-papo foi fluindo para os mais diferentes temas.

Meetup UX de Quinta: UX Strategy da UXPA-SP
Meetup UX de Quinta: UX Strategy da UXPA-SP
Meetup UX de Quinta: UX Strategy da UXPA-SP
Organizadores e palestrantes do Meetup UX de Quinta: UX Strategy da UXPA-SP

O UX de Quinta: UX Strategy teve transmissão ao vivo, e você pode assistir a todo o meetup através do vídeo em nossa página do Facebook, que se encontra logo abaixo 🙂

https://www.facebook.com/uxpasaopaulo/videos/1625204794183461/

Essa edição do UX de Quinta foi carinhosamente sediada pelo pessoal da ThoughtWorks São Paulo, que contribuiu também com lanchinhos!!! Um agradecimento especial para a Virginia Stefanello pela ponte :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima