Saiba como organizar os dados da sua pesquisa

Já falamos muito sobre o processo de criar e aplicar pesquisas com pessoas usuárias. Hoje, vamos falar sobre uma etapa muito importante: a organização dos dados coletados!

Já falamos muito sobre o processo de criar e aplicar pesquisas com pessoas usuárias. Se você quiser saber como criar um projeto de pesquisa, ou como definir o objetivo, a gente tem material! Também te damos dicas das perguntas que você deve evitar nas suas pesquisas e listamos os 20 principais métodos de pesquisa em UX para facilitar sua vida.

Para depois que a pesquisa foi realizada, já te ensinamos a analisar dados com a ajudinha de John W. Creswell e também falamos da análise de dados qualitativos. Agora, se você quiser garantir que os insumos das suas pesquisas sejam utilizados de maneira efetiva, a gente transcreveu toda a palestra da Diana Fournier, no DEXConf 2019.

E hoje, vamos falar de pesquisa de novo! Desta vez, sobre uma etapa que também é muito importante e que, sem ela, os esforços para realizar uma pesquisa bem feita são inúteis: a organização dos dados coletados!

Como organizar os dados da sua pesquisa

Ter um monte de dados em mãos não significa que você tenha informação, conhecimento. Dados por si só não dizem quase nada. É só depois que você tratar e analisar esses dados que eles poderão ser considerados informação útil.

O que precede o tratamento e análise de dados é a organização deles. Essa etapa vai te ajudar a visualizar melhor o que você tem em mãos e vai agilizar a análise, tornando o processo mais prático e rápido.

E como você pode começar a fazer isso? Bem, agrupando dados que sejam parecidos. Para isso, você pode utilizar a técnica dos quatro quadrantes:

  • Fatos
  • Padrões
  • Comportamentos
  • Insights

Vamos ver como trabalhar em cada um deles?

Fatos

Sua pesquisa te trouxe uma série de fatos que as pessoas participantes te contaram, certo? Alguns você já sabia, outros suspeitava… Tem ainda aqueles que são surpresa. E você pode separá-los, inclusive por esse critério. Assim, fica claro verificar o que se confirmou e o que vocês não tinham mapeado ainda e agora vão precisar olhar. Além de identificar o que você acreditava, mas não apareceu na pesquisa, ou seja, pode ser descartado.

Padrões

Agora que você identificou os fatos, analise quais padrões existem entre eles. O que mais de uma pessoa comentou, fez ou trouxe de informação? Destaque e agrupe esses padrões de modo que fique fácil visualizá-los e identificar essa recorrência.

Comportamentos

Para que haja padrões, geralmente existe alguma motivação ou contexto. Por isso, atente-se a isso e destaque esses comportamentos que resultaram nos padrões identificados no passo anterior.

Insights

Com os dados nos passos anteriores, ficou mais fácil organizar as informações, visualizá-las e organizar os pensamentos. Agora, você já tem bagagem suficiente para começar a pensar na solução. Quais insights esses dados te trazem acerca do tema pesquisado?


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