Proto-persona: o que é e como criar a sua

Diferente da persona, a proto-persona é a construção realizada a partir das ideias e percepções da própria equipe.

Já falamos sobre a criação de personas em alguns dos nossos artigos e você pode encontrá-los todos nesta seção: Personas – UX Blog. Mas hoje, vamos falar de um outro tipo de persona e que também é muito utilizada no início do desenvolvimento de diversos projetos: a proto-persona.

O que é uma proto-persona?

Diferente da persona, que é construída com base em pesquisas prévias e dados coletados com pessoas usuárias reais, a proto-persona é a construção realizada a partir das ideias e percepções da própria equipe.

Não existe uma pesquisa direta com as pessoas usuárias para estruturar essa proto-persona, mas qualquer outros dados que o time tenha são válidos para fazer uma proto-persona mais fiel — pode ser análise de SAC, comentários de NPS, desk research etc. A validação com as pessoas usuárias é feita em um momento posterior e, a partir do momento que ela acontece, a proto-persona passa a ser considerada uma persona, caso seja validada.

De acordo com Jeff Gothelf:

“Proto-personas se originam a partir de brainstormings, onde os participantes tentam encapsular as crenças da organização (com base na sua experiência de domínio e intuição) sobre quem está usando o seu produto ou serviço, e quais são as suas motivações.”

O objetivo da proto-persona é ajudar a entender melhor o público-alvo da empresa e/ou do produto e saber como aquilo que está sendo desenvolvido vai agregar valor na vida das pessoas. Se o problema real está sendo atacado.

Geralmente, a proto-persona é bem simples e composta por:

  • Quem é o usuário (foto, nome e uma frase)
  • Informações demográficas e comportamentais
  • Dores e necessidades
  • Potenciais soluções

As vantagens de trabalhar primeiro com a proto-persona

Como dissemos, a proto-persona é uma construção simples e com isso, rápida. Mas existem algumas outras vantagens em usá-la no seu projeto:

  • Economia de tempo: por não demandar uma aplicação de pesquisa prévia, o tempo de criação de uma proto-persona é muito menor.
  • Economia de investimentos: pesquisas, além de demandar tempo, também demandam investimento. E nem sempre as empresas possuem verba para construir personas. Então, apesar de mais simples, as proto-personas podem ser uma ótima opção.
  • Empresas com maturidade: empresas que entendem a importância de uma persona ou proto-persona conseguem pensar melhor seus lançamentos, com base nesse público estipulado. Evitando lançamentos desconexos das suas pessoas usuárias.

Como criar a sua proto-persona

A proto-persona tende a ser simples e rápida de construir e de baixo custo. E uma ferramenta que pode ajudar nessa construção é o mapa de empatia. Ele faz com que a equipe envolvida analise essa persona com uma maior sensibilidade, chegando a um resultado mais sincero e cobrindo mais áreas dessa persona.

Como já mencionamos, você pode realizar uma análise do seu SAC, dos comentários de NPS e até mesmo desenvolver uma desk research com esse objetivo.

Com essas fontes, você irá chegar a um resultado semelhante aos que os nossos alunos chegaram em uma das turmas da Mergo, no qual eles criam sua proto-persona para estruturar o projeto com base nela:

exemplo de proto-persona, criada em programa de computador

E aí, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente te ajuda! Ou se inscreva na Formação em UX Design e descubra tudo sobre personas e proto-personas para aplicar no seu dia a dia!


Inscreva-se na Formação em UX Design e aprenda, na prática, a construir a melhor experiência para as pessoas usuárias! Nova turma a partir de 17/02: https://www.mergo.com.br/formacao-ux/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima