#PegaaDica: Don Norman – 3 motivos pelos quais o design te faz feliz

Foto do designer e ux researcher Don Norman, na qual ele olha diretamente para a câmera, enquanto pousa a mão no queixo.

O #PegaaDica é uma seção que estamos estreando, hoje, no blog e esperamos que vocês gostem! A ideia é trazer dicas de vídeos curtos, fáceis de entender e que tratem de conceitos de UX e design de uma maneira simples. Ideais para quem está começando a se aventurar no mundo da experiência do usuário.

Para começar, vamos trazer esse vídeo do Don Norman, que é um dos maiores nomes do design e um dos mais fortes defensores do user experience.

Um dos fatores que tanto destaca a sua atuação, seja no mercado ou na academia, é que Norman sempre foi capaz de trazer um olhar único para o design e a experiência do usuário. Onde ninguém tinha colocado os olhos ainda, lá estava ele, enxergando um pouco além.

E é exatamente isso que ele fez nesta palestra, de 2003, que você pode acompanhar a seguir. Em um pouquinho mais de 12 minutos, ele te convida a refletir sobre a beleza, a diversão e o prazer — tudo isso relacionado ao design. Ao quanto ele é capaz de fazer as pessoas felizes.

Assista e aprenda quais são, na opinião de Norman, as três marcas emocionais que um produto bem projetado precisa atingir para ser bem sucedido.



Nesse vídeo, vale destacar 3 pontos cruciais que Don Norman trouxe:

  1. As coisas prazerosas tendem a funcionar melhor.
  2. Quando estamos felizes, liberamos dopamina. E isso é ótimo para um brainstorm. Mas na hora de ter que realizar uma tarefa, entregar algo, precisamos do medo e da ansiedade. Eles que ajudam a focar, a não se distrair.
  3. O design comportamental diz respeito a sentir-se no controle. E isso inclui a usabilidade, compreensão, mas também o sentir e o peso. Por isso, dirigir um carro esportivo é tão prazeroso. Afinal, em uma freada brusca, por exemplo, o motorista tem materializado ali, a sensação de estar no completo controle do ambiente.

Quer entender como levar felicidade para o seu usuário através da experiência que o design proporciona? Conheça a Formação UX Design, que acontece entre 21/09 e 16/12: https://www.mergo.com.br/formacao-ux/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima