Glossário Essencial para UX Designers: áreas correlatas

Preparamos o Glossário Essencial para UX Designers para te ajudar a ficar por dentro de todos os termos e nomes da área. Conheça a Parte 01.

É comum que pessoas quando começam a estudar um novo assunto, ou buscam migrar para uma nova área fiquem um pouco confusas com todos os nomes e terminologias que aparecem. Afinal, é tudo muito novo e, falando especificamente em UX e design, são muitas expressões em inglês, nomes de ferramentas e metodologias até então desconhecidos…

Para te ajudar a se encontrar nesse amontoado de palavras novas, preparamos o Glossário Essencial para UX Designers. Ele vai ser dividido em partes e cada uma delas vai trazer um tema diferente, com expressões ligadas a esse tema que você, como UX Designer, precisa conhecer! Vamos falar de áreas correlatas, ferramentas, metodologias…

Assim, fica fácil salvar esse link e consultar sempre que preciso!

Hoje, vamos falar de áreas correlatas ao UX Design, ou seja, áreas cujo trabalho impacta o do UX Designer. Você, como profissional, vai estar sempre em contato com profissionais dessas outras áreas para que, juntos, possam desenvolver produtos digitais.

Nada melhor do que já chegar sabendo o que cada um faz, como eles podem te ajudar e como você pode acrescentar no trabalho deles também, né?

Vamos lá?!

Arquitetura de Informação

Dentro de sites e aplicativos existe uma série de informações, correto? Por exemplo, o que é aquele site, a quem ele pertence, o que oferece, contatos, saiba mais, informações relevantes para determinados grupos de pessoas usuárias… E a lista pode ser muito mais extensa do que isso!

A arquitetura de informação é a área que vai pensar e estruturar como distribuir essas informações no site, de acordo com a relevância dela e com o modelo mental das pessoas usuárias daquele serviço ou produto. Ou seja: eles vão deixar o site fácil de navegar e encontrar as informações que as pessoas precisam.

Quem atua como arquiteto de informação vai utilizar de técnicas e metodologias para organizar e estruturar conteúdos, otimizar os sistemas de busca, definir a rotulação e a categorização ideal, além de facilitar a navegação através das páginas e planejar todo o design da informação.

Exemplo de uma estrutura para definir a arquitetura de informação em um app
Exemplo de uma estrutura para definir a arquitetura de informação em um app

Para além de profissionais que migram para esta área e se especializam no assunto, bibliotecários e DBAs (administradores de bancos de dados) têm uma excelente base de estruturação de conteúdo e taxonomia por formação.

No nosso blog, você encontra alguns artigos sobre Arquitetura de Informação, como:


Quer aprender técnicas de Arquitetura de Informação para organizar conteúdos, definir a rotulação ideal e facilitar a navegação entre as páginas do site? Inscreva-se no nosso curso: www.mergo.com.br/arquitetura-de-informacao.


UX Research

No bom português, UX Research é toda pesquisa realizada com pessoas usuárias com o intuito de descobrir se aquele produto ou serviço realmente atende às necessidades dessas pessoas e solucionam o problema que ele se propôs resolver.

E é sempre bom lembrar que sem pesquisa não existe UX de verdade!

Afinal, é através delas que UX Researchers (como chamamos quem atua com UX Research) vai compreender quais são as necessidades, desejos e limitações das pessoas usuárias. Só assim é possível aprender, de maneira validada, a criar produtos e serviços melhores.

Mas realizar pesquisas não é tão simples como parece… É preciso fazê-lo de forma organizada e estruturada. E muitos fatores precisam ser levados em conta, como:

  • Tipo de produto ou serviço
  • Método escolhido
  • Em qual etapa de desenvolvimento do produto a pesquisa está sendo feita
  • O que se deseja descobrir etc

No nosso blog, você encontra uma série de artigos relacionados ao tema e destacamos esses artigos principais:


Quer se tornar especialista em pesquisa com pessoas usuárias? Então, a hora é agora! Conheça nosso curso de UX Research e aprenda a criar produtos que as pessoas realmente desejem: www.mergo.com.br/ux-research


Product Research

A pesquisa de produto (Product Research) é o processo de determinar se sua ideia para um novo produto ou serviço pode ser bem-sucedida e qual a melhor forma de desenvolver e vender esse produto.

Quem atua com Product Research (também chamados de Product Researcher) está focado em entender o público-alvo e o mercado para desenvolver produtos cada vez melhores e mais inovadores. Começa-se investigando o mercado para ver se existem produtos similares, se existe demanda para a ideia…

Para isso, são utilizadas, claro, pesquisas, que podem acontecer tanto dentro, como fora do processo ágil do produto.

O Product Researcher tem como objetivo implementar cada vez mais os métodos de pesquisa dentro dos processos ágeis (como o Kaban) dos times de produto. Normalmente, trabalhando sempre em duas etapas: a parte do problema e a parte da solução. E em cada uma ele tenta identificar:

  • Parte do problema: entender as pessoas usuárias, seus problemas, dores…
  • Parte da solução: descoberta de produtos, novas ideias e possíveis oportunidades de negócio.

Saiba negociar e implementar a pesquisa na sua empresa para compreender o seu mercado e o seu público, e assim desenvolver produtos mais inovadores. Para isso, estudo Product Research com a gente: www.mergo.com.br/product-research


Product Design

Descobrir um modelo de negócio viável, que solucione o problema certo ou ofereça um benefício relevante para as pessoas é o desafio de muitas empresas. E quem se propõe a solucioná-lo é o time de produto.

Quem atua como Product Designer precisa ter uma visão holística para conseguir criar novos produtos em larga escala. Assim é possível encontrar novas propostas de valor e trabalhar em todo o processo de design, desde as pesquisas de descoberta, passando pela ideação, prototipação, validação e supervisão da implementação.

Para além do conhecimento em várias áreas do UX, Product Designers precisam supervisionar toda a vida útil de um produto. Isso significa compreender os objetivos de negócios, conhecer e cumprir o orçamento e se relacionar com outras áreas para identificar e resolver problemas com o produto.


Aprenda a explorar os processos, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de produtos digitais com a gente. Inscreva-se no curso Product Design: www.mergo.com.br/product-design


Design de serviços

Trabalhar com design de serviços significa olhar para o todo, garantindo que todos os pontos de contato com o cliente foram mapeados e fornecem exatamente a experiência que você desenhou.

Ou seja, significa planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço de forma a melhorar sua qualidade e a interação entre a empresa provedora do serviço e os consumidores.

Photo by Ben Kolde on Unsplash

O designer de serviços pode te ajudar a responder algumas questões muito pertinentes, como: Como deve ser a experiência do consumidor ao usar este serviço? Como deve ser a experiência do funcionário ao prestar este serviço?Como a empresa pode gerar mais valor para as pessoas e o ecossistema?

O design de serviços está estruturado em 5 princípios:

  • Centrado na pessoa usuária
  • Cocriativo
  • Sequencial
  • Evidenciado
  • Holístico

No nosso blog, você encontra um artigo bem completo falando de Design de Serviços, basta clicar aqui. E neste link você encontra a cobertura da palestra da Juliana Crizo, no DEXConf 2019, falando exatamente para que serve o Design de Serviços.


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UX Writing

O UX Writing é a escrita voltada para guiar as pessoas usuárias no uso de produtos digitais. Sabe o texto que você encontra nas telas dos aplicativos e sites, nos botões, ou quando aparece alguma mensagem de erro? São UX Writers que pensam nesse conteúdo e como ele pode te garantir uma experiência melhor.

Diferente do copywriting, da redação publicitária, ou dos conteúdos mais densos, como posts de blog, o texto do UX Writing não quer te vender nada, não tem por objetivo te explicar conceitos… Ele quer te guiar por fluxos de uso.

Quando bem feito — e considerado desde o início do processo de design — é um grande aliado para melhorar a experiência do produto com impactos positivos e mensuráveis, facilitando a tomada de ação, além de destacar a personalidade e o tom de voz da marca.

No nosso blog, você encontra uma série de artigos sobre UX Writing para se aprofundar no tema. Alguns muito bacanas para te ajudar a entender mais o tema são:


Quer criar textos que ajudem as pessoas usuárias a realizarem suas tarefas e alcançarem seus objetivos? Venha aprender no nosso curso de UX Writing: www.mergo.com.br/ux-writing


E aí, aprendeu bastante hoje?! Essas áreas são importantes para o trabalho de UX Design e, provavelmente, você vai atuar junto de muitos desses profissionais.

Continue com a gente que nos próximos dias vamos falar de ferramentas super úteis para UX Designers e que você precisa ter na ponta da língua!

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