Preparamos o Glossário Essencial para UX Designers para te ajudar a ficar por dentro de todos os termos e nomes da área. Conheça a Parte 01.
É comum que pessoas quando começam a estudar um novo assunto, ou buscam migrar para uma nova área fiquem um pouco confusas com todos os nomes e terminologias que aparecem. Afinal, é tudo muito novo e, falando especificamente em UX e design, são muitas expressões em inglês, nomes de ferramentas e metodologias até então desconhecidos…
Para te ajudar a se encontrar nesse amontoado de palavras novas, preparamos o Glossário Essencial para UX Designers. Ele vai ser dividido em partes e cada uma delas vai trazer um tema diferente, com expressões ligadas a esse tema que você, como UX Designer, precisa conhecer! Vamos falar de áreas correlatas, ferramentas, metodologias…
Assim, fica fácil salvar esse link e consultar sempre que preciso!
Hoje, vamos falar de áreas correlatas ao UX Design, ou seja, áreas cujo trabalho impacta o do UX Designer. Você, como profissional, vai estar sempre em contato com profissionais dessas outras áreas para que, juntos, possam desenvolver produtos digitais.
Nada melhor do que já chegar sabendo o que cada um faz, como eles podem te ajudar e como você pode acrescentar no trabalho deles também, né?
Vamos lá?!
Arquitetura de Informação
Dentro de sites e aplicativos existe uma série de informações, correto? Por exemplo, o que é aquele site, a quem ele pertence, o que oferece, contatos, saiba mais, informações relevantes para determinados grupos de pessoas usuárias… E a lista pode ser muito mais extensa do que isso!
A arquitetura de informação é a área que vai pensar e estruturar como distribuir essas informações no site, de acordo com a relevância dela e com o modelo mental das pessoas usuárias daquele serviço ou produto. Ou seja: eles vão deixar o site fácil de navegar e encontrar as informações que as pessoas precisam.
Quem atua como arquiteto de informação vai utilizar de técnicas e metodologias para organizar e estruturar conteúdos, otimizar os sistemas de busca, definir a rotulação e a categorização ideal, além de facilitar a navegação através das páginas e planejar todo o design da informação.
Para além de profissionais que migram para esta área e se especializam no assunto, bibliotecários e DBAs (administradores de bancos de dados) têm uma excelente base de estruturação de conteúdo e taxonomia por formação.
No nosso blog, você encontra alguns artigos sobre Arquitetura de Informação, como:
- Heurísticas para Arquitetura de Informação de Rosenfeld
- Um Vocabulário Visual para Arquitetura de Informação
- Novas perspectivas sobre Arquitetura de Informação no WIAD 2020
Quer aprender técnicas de Arquitetura de Informação para organizar conteúdos, definir a rotulação ideal e facilitar a navegação entre as páginas do site? Inscreva-se no nosso curso: www.mergo.com.br/arquitetura-de-informacao.
UX Research
No bom português, UX Research é toda pesquisa realizada com pessoas usuárias com o intuito de descobrir se aquele produto ou serviço realmente atende às necessidades dessas pessoas e solucionam o problema que ele se propôs resolver.
E é sempre bom lembrar que sem pesquisa não existe UX de verdade!
Afinal, é através delas que UX Researchers (como chamamos quem atua com UX Research) vai compreender quais são as necessidades, desejos e limitações das pessoas usuárias. Só assim é possível aprender, de maneira validada, a criar produtos e serviços melhores.
Mas realizar pesquisas não é tão simples como parece… É preciso fazê-lo de forma organizada e estruturada. E muitos fatores precisam ser levados em conta, como:
- Tipo de produto ou serviço
- Método escolhido
- Em qual etapa de desenvolvimento do produto a pesquisa está sendo feita
- O que se deseja descobrir etc
No nosso blog, você encontra uma série de artigos relacionados ao tema e destacamos esses artigos principais:
- Como criar um projeto de pesquisa?
- Definindo o objetivo da sua pesquisa
- Perguntas a serem evitadas em pesquisa com usuários
Quer se tornar especialista em pesquisa com pessoas usuárias? Então, a hora é agora! Conheça nosso curso de UX Research e aprenda a criar produtos que as pessoas realmente desejem: www.mergo.com.br/ux-research
Product Research
A pesquisa de produto (Product Research) é o processo de determinar se sua ideia para um novo produto ou serviço pode ser bem-sucedida e qual a melhor forma de desenvolver e vender esse produto.
Quem atua com Product Research (também chamados de Product Researcher) está focado em entender o público-alvo e o mercado para desenvolver produtos cada vez melhores e mais inovadores. Começa-se investigando o mercado para ver se existem produtos similares, se existe demanda para a ideia…
Para isso, são utilizadas, claro, pesquisas, que podem acontecer tanto dentro, como fora do processo ágil do produto.
O Product Researcher tem como objetivo implementar cada vez mais os métodos de pesquisa dentro dos processos ágeis (como o Kaban) dos times de produto. Normalmente, trabalhando sempre em duas etapas: a parte do problema e a parte da solução. E em cada uma ele tenta identificar:
- Parte do problema: entender as pessoas usuárias, seus problemas, dores…
- Parte da solução: descoberta de produtos, novas ideias e possíveis oportunidades de negócio.
Saiba negociar e implementar a pesquisa na sua empresa para compreender o seu mercado e o seu público, e assim desenvolver produtos mais inovadores. Para isso, estudo Product Research com a gente: www.mergo.com.br/product-research
Product Design
Descobrir um modelo de negócio viável, que solucione o problema certo ou ofereça um benefício relevante para as pessoas é o desafio de muitas empresas. E quem se propõe a solucioná-lo é o time de produto.
Quem atua como Product Designer precisa ter uma visão holística para conseguir criar novos produtos em larga escala. Assim é possível encontrar novas propostas de valor e trabalhar em todo o processo de design, desde as pesquisas de descoberta, passando pela ideação, prototipação, validação e supervisão da implementação.
Para além do conhecimento em várias áreas do UX, Product Designers precisam supervisionar toda a vida útil de um produto. Isso significa compreender os objetivos de negócios, conhecer e cumprir o orçamento e se relacionar com outras áreas para identificar e resolver problemas com o produto.
Aprenda a explorar os processos, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de produtos digitais com a gente. Inscreva-se no curso Product Design: www.mergo.com.br/product-design
Design de serviços
Trabalhar com design de serviços significa olhar para o todo, garantindo que todos os pontos de contato com o cliente foram mapeados e fornecem exatamente a experiência que você desenhou.
Ou seja, significa planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço de forma a melhorar sua qualidade e a interação entre a empresa provedora do serviço e os consumidores.
O designer de serviços pode te ajudar a responder algumas questões muito pertinentes, como: Como deve ser a experiência do consumidor ao usar este serviço? Como deve ser a experiência do funcionário ao prestar este serviço?Como a empresa pode gerar mais valor para as pessoas e o ecossistema?
O design de serviços está estruturado em 5 princípios:
- Centrado na pessoa usuária
- Cocriativo
- Sequencial
- Evidenciado
- Holístico
No nosso blog, você encontra um artigo bem completo falando de Design de Serviços, basta clicar aqui. E neste link você encontra a cobertura da palestra da Juliana Crizo, no DEXConf 2019, falando exatamente para que serve o Design de Serviços.
Inscreva-se no nosso curso de Design de Serviços e aprenda a olhar para o antes, o durante e o depois da jornada das pessoas usuárias: www.mergo.com.br/design-servicos
UX Writing
O UX Writing é a escrita voltada para guiar as pessoas usuárias no uso de produtos digitais. Sabe o texto que você encontra nas telas dos aplicativos e sites, nos botões, ou quando aparece alguma mensagem de erro? São UX Writers que pensam nesse conteúdo e como ele pode te garantir uma experiência melhor.
Diferente do copywriting, da redação publicitária, ou dos conteúdos mais densos, como posts de blog, o texto do UX Writing não quer te vender nada, não tem por objetivo te explicar conceitos… Ele quer te guiar por fluxos de uso.
Quando bem feito — e considerado desde o início do processo de design — é um grande aliado para melhorar a experiência do produto com impactos positivos e mensuráveis, facilitando a tomada de ação, além de destacar a personalidade e o tom de voz da marca.
No nosso blog, você encontra uma série de artigos sobre UX Writing para se aprofundar no tema. Alguns muito bacanas para te ajudar a entender mais o tema são:
- Um guia básico para começar seus estudos em UX Writing
- 3 áreas que complementam o dia a dia de um UX Writer
- Como foi o UX Writing Day 2021
Quer criar textos que ajudem as pessoas usuárias a realizarem suas tarefas e alcançarem seus objetivos? Venha aprender no nosso curso de UX Writing: www.mergo.com.br/ux-writing
E aí, aprendeu bastante hoje?! Essas áreas são importantes para o trabalho de UX Design e, provavelmente, você vai atuar junto de muitos desses profissionais.
Continue com a gente que nos próximos dias vamos falar de ferramentas super úteis para UX Designers e que você precisa ter na ponta da língua!