5 dicas para criar questionários online realmente eficazes — Parte 02

Voltamos com a Parte 2 desse artigo, para você aprender mais dicas para um questionário online eficaz!

Imagem — Freepik

Neste primeiro artigo, trouxemos 5 dicas para criar questionários online realmente eficazes. São dicas importantes para você obter o melhor resultado com os seus questionários online, que podem (e devem) ser incorporadas ao dia a dia dos times.

Vocês pediram e voltamos com a parte 02. Vamos lá?!

1. Faça menos perguntas

Ou seja, foque no que é importante! Faça perguntas que tragam as respostas essenciais. O ideal é que o seu questionário online caiba em uma única tela. Questionários online curtos tendem a ser melhores, por fornecerem dados de melhor qualidade, do que questionários longos demais, em que você perde a atenção e a disposição da pessoa a responder no meio do caminho.

Outra dica é: não perca tempo com as sutilezas. Elas são importantes mas não é na pesquisa que você deve se dedicar a elas. Sutilezas precisam de observação direta e não de pesquisa.

E muitas vezes, um simples NPS pode te ajudar. Ainda que algumas pessoas o achem sucinto demais, ele é excelente! E pode te ajudar a ter uma visão geral e realista de como as pessoas veem o seu negócio.

2. Faça perguntas diferentes para pessoas diferentes

É a famosa tática do dividir e conquistar. Se o seu questionário online, mesmo contendo as perguntas essenciais, ainda está relativamente grande, divida-o. Assim, você pode distribuí-lo de forma aleatória entre as pessoas participantes da pesquisa.

Você pode, inclusive, realizar uma pesquisa diferente a cada dia da semana — nisso, estamos presumindo que não existem diferenças significativas entre as pessoas participantes em dias diferentes.

Cada pergunta extra reduz a sua taxa de resposta e torna seus resultados suspeitos. Por isso, é melhor administrar duas pesquisas curtas em dois subgrupos de pessoas participantes do que agrupar tudo o que você deseja descobrir em uma longa pesquisa que não será completada pela pessoa usuária padrão.

3. Teste seu questionário online

Ao elaborar um questionário, não deixe de testá-lo. Assim, você terá feedbacks preciosos de pontos positivos e de melhorias.

Para isso, peça que pessoas do seu e de outros times respondam às perguntas. Peça, também, que, após cada uma, eles comentem sobre a clareza da questão, se eles acham que ela é realmente essencial no questionário, se faltou dar mais contexto, o quão longo o questionário está… Isso vai te ajudar a revisar o material.

Depois, você pode realizar rodadas de testes com pessoas usuárias, dando maior certeza que as pessoas não vão desistir no meio do caminho e garantir que as perguntas ou a ordem das seções não influenciam as respostas das pessoas.

4. Esteja atento às instruções que você for dar

Às vezes, as pessoas esquecem de ler as instruções ou até mesmo os exemplos que você disponibiliza, normalmente, à direita da tela, depois das perguntas. Uma boa ideia é você seguir o direcionamento de leitura das pessoas, deslocando essas informações para a esquerda (isso falando da língua portuguesa. Em idiomas que tem o direcionamento oposto, coloque-a à direita).

E sempre que puder, compile suas instruções. Você vai perceber que as pessoas lêem por mais tempo quando há menos para ler. E isso também vale para introduções.

Quanto mais extensas, menor a chance das pessoas lerem e pularem diretamente para as perguntas do questionário.Por isso, sempre que lançar mão desse recurso, o faça de forma resumida, com um texto que chame a atenção e seja atrativo para quem está respondendo.

5. Sinalize o seu questionário — por mais que pareça óbvio

Convencionou-se, por exemplo, que um asterisco * vermelho ao lado de uma pergunta significa que a sua resposta é obrigatória. Mas nem todo mundo entende isso.

E como dissemos, as pessoas ainda evitam ler — mesmo quando a informação é relevante para elas. Por isso, colocar no topo da página que todas as perguntas são obrigatórias pode ser uma perda de tempo.

Por isso, é indicado que, caso você realize uma pesquisa com um grupo mais abrangente de pessoas usuárias, opte por colocar a informação de “obrigatório” ou “opcional” ao lado das perguntas. Assim, você terá certeza de que as pessoas entenderam.


Gostaram dessas 5 novas dicas? Esperamos que ela te ajude a criar questionários online ainda melhores!


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