Etapas do design centrado no usuário

O design centrado no usuário é o processo aonde mantemos o foco nas necessidades, desejos e limitações dos usuários durante todo o projeto, a cada tomada de decisão, desde a concepção até o lançamento do produto.

Somente o envolvimento com as pessoas permite identificar a necessidade real do seu cliente ou consumidor, pois a tecnologia e a inovação só podem dar certo se estiverem alinhadas ao objetivo do ser humano.

O design centrado no usuário possui quatro etapas básicas:

  1. Identificar requisitos: levantar necessidades e entender os pontos de conflitos dos usuários através de pesquisas, observações e entrevistas.
  2. Criar soluções alternativas: fase de ideação, aonde são levantadas hipóteses de soluções para as necessidades levantadas.
  3. Construir protótipos testáveis: tirar as ideias do papel e criar modelos testáveis do que pode vir a ser o produto final.
  4. Avaliar com usuários: levar os protótipos para testes com usuários, colhendo os feedbacks sobre o que funciona e o que pode melhorar.

No vídeo abaixo eu comento com mais detalhes cada uma dessas etapas. Assista 🙂

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=liI2IeYN4bA?rel=0&showinfo=0]

Referências:

0 comentário em “Etapas do design centrado no usuário”

  1. Oi Edu,

    Essas etapas que você cita do Design Centrado no Usuário são com base em algum autor específico ou na ISO 9241? Gostaria de saber pra embasar minhas pesquisar. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima