Window to the World: a janela conceito da Toyota

Imagine o tédio que os passageiros de carros sentem em viagens longas? Talvez você já tenha passado por isso em alguma viagem. Mesmo podendo fazer coisas como ler um livro ou jogar no celular, a monotonia de estar trancado sem poder interagir com o mundo exterior não é nada fácil.

Bem, se depender dos engenheiros e designers da divisão Kansei Design da Toyota Motor Europe (TME) e do Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), o futuro pode ser um pouco diferente disso. Em parceria, eles vêm trabalhando no projeto apresentado com o nome de Window to the World: um carro conceito que redefine a relação entre os passageiros de um veículo e o mundo em torno dele, transformando as janelas do veículo em uma interface interativa, utilizando realidade aumentada com uma interface touch screen.

Ao invés de simplesmente favorecer a estética visual, o projeto tem o objetivo de criar belas experiências intangíveis para atender a necessidades e desejos específicos, com base em cinco conceitos:

  • Desenho em Movimento: usando a janela do carro como uma tela, os passageiros podem desenhar, usando os dedos, e ver as imagens integrando-se ao mundo exterior conforme o veículo se move;
  • Zoom em cenas capturadas: a janela torna-se uma tela capaz de dar zoom em objetos fora do carro, de forma a mostra-los em uma perspectiva totalmente nova;
  • Traduzindo o mundo para o idioma local: estando com o carro em outros países, a janela permite que os passageiros selecionem elementos da paisagem, e vejam a tradução do nome do objeto em tempo real, no idioma local.
  • Distâncias: tocando na janela sobre algum elemento do exterior, o passageiro pode conseguir a informação da distância que separa o automóvel daquilo que lhe interessa.
  • Constelações virtuais: ao visualizar o céu estrelado pelo teto panorâmico do carro, os passageiros podem apreciar constelações virtuais e informações sobre as mesmas, tendo o céu real como pano de fundo.

Veja abaixo o vídeo que mostra como funciona a janela conceito da Toyota.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=25547151&server=vimeo.com&show_title=0&show_byline=0&show_portrait=0&color=00adef&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0

Fundada em 2004, a divisão Kansei Design é um dos pilares do Centro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota, desempenhando um papel de liderança no desenvolvimento de modelos de veículos mais avançados. Kansei, na língua japonesa, significa “sentido” e “sensibilidade”, ou como alguém se sente em relação a certos fatores de um produto. Na Toyota, Kansei Design significa “Design emocional”.

Já o Copenhagen Institute of Interaction Design  é um centro internacional de excelência em tecnologia, design e prototipagem criado em 2006.

Window to the world

Dois protótipos da Window to the World foram apresentados na exposição Our Future Mobility Now, organizada pela European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA), e que aconteceu entre os dias 22 e 25 de junho de 2011 no Autoworld Museum em Bruxelas, na Bélgica.

Referência – Press Release: Toyota opens Window to the World

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima