Card Sorting: o que é e como usar

O Card Sorting é uma ferramenta essencial para trabalhar a arquitetura de informação de um site ou aplicativo.

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O que é o Card Sorting?

O Card Sorting é uma ferramenta essencial para trabalhar a arquitetura de informação de um site ou aplicativo.

Ele é um tipo de pesquisa exploratória que serve para entender o modelo mental das pessoas ao agruparem informações e funcionalidades ou como elas interpretam esses grupos.

Em uma dinâmica de Card Sorting, as pessoas organizam os conteúdos em grupos que façam sentido para elas. Existe, ainda, a possibilidade de elas terem que nomear cada grupo.

O seu objetivo é fazer com que a pessoa usuária consiga se localizar de forma rápida dentro de um sistema informacional, colaborando com o desenvolvimento de soluções que sejam mais amigáveis.

O resultado é que o conteúdo fica organizado de forma mais intuitiva para a pessoa usuária, proporcionando uma experiência de navegação mais interessante.

A partir do momento que identificamos um padrão de modelo mental, a chance de entregar um conteúdo mais “localizável” é maior. O resultado é um produto ainda mais intuitivo, com um fluxo de navegação mais natural para a pessoa usuária.

​​Duas grandes vantagens desta ferramenta são o baixo custo e rapidez na aplicação. Além do fato dela ajudar a validar taxonomia (termos e nomenclaturas) do seu projeto, para entender se estão, realmente, centradas na pessoa usuária.

Conhecendo a estrutura da ferramenta

Essa é uma forma barata, rápida e eficaz para fazer a primeira etapa da estruturação da informação do seu projeto. Para utilizar o Card Sorting é importante definir:

  • Conteúdo: o ideal é listar os tópicos dos conteúdos que são mais acessados ou necessários para os usuários.
  • Participantes: dê preferência à pessoa usuária final ou pessoas que reflitam o perfil dela. O indicado é trabalhar com cerca de 15 pessoas.
  • Cartões: devem refletir o conteúdo, em frases curtas e fáceis de serem compreendidas.

O Card Sorting pode ser aplicado tanto individualmente ou em grupos, além de ser possível fazê-lo presencialmente, com post-its, ou com ferramentas online, como Optimal Sort e UserZoom.

Os 3 tipos de Card Sorting

Existem três formas diferentes de aplicar o Card Sorting e cada uma visa um objetivo. Conheça um pouco mais de cada uma delas:

Card Sorting aberto

Indicado para quando se deseja descobrir como as pessoas agrupam o conteúdo e quais rótulos que elas dão para cada categoria. Para aplicar esse método é preciso solicitar às pessoas participantes que organizem os cartões com os conteúdos ou funcionalidade em grupos que mais façam sentido para elas. Em seguida, peça que deem nomes para esses grupos.

Card Sorting fechado

Funciona melhor quando já se tem um conjunto de grupos ou categorias estabelecidos e você deseja entender como as pessoas agrupam os itens de cada conteúdo dentro das categorias existentes. Para realizá-lo, peça às pessoas usuárias que coloquem os cartões que lhes forem entregues dentro dos grupos primários já definidos.

Card Sorting híbrido

Por fim, essa forma permite ver se as categorias que foram propostas estão fazendo sentido para o seu público. Caso não esteja, é possível criar nomes de novos grupos, refazendo o agrupamento da maneira que achar melhor ou mais coerente.

quadro com 8 post-its dispostos em duas fileiras de 4 cada. em cada um está escrito algo relacionado a testes de usabilidade com a pessoa usuária.
Photo by David Travis on Unsplash

Como colocar o Card Sorting em prática

Você já sabe o que é, como é sua estrutura, quando usá-lo e quais os benefícios do Card Sorting para o seu projeto. Chegou a hora de saber como colocá-lo, finalmente, em prática!

Primeiro, vamos ver o que você precisa fazer antes de aplicar a ferramenta:

Selecione o conteúdo

Crie uma lista de todos os conteúdos — desde páginas individuais do site até funcionalidades. Para isso, tenha em mente quais são os conteúdos mais acessados ou os mais buscados.

Esse conteúdo precisa ser o mais parecido possível com os grupos, para que os participantes consigam pensar em como podem criar a formação dessa classificação dos cartões.

Recrute participantes

Independentemente se você vai aplicar o teste de forma individual ou coletiva, é preciso ter um número significante de participantes. Caso opte por seguir no individual, selecione, pelo menos, 15 pessoas.

Se preferir seguir com grupos, pode trabalhar em testes com duas a quatro pessoas simultaneamente.

Preparando os cartões

Cada item da sua lista feita ali em cima deve ser inserido em cada cartão. E identifique os cartões por cor: conteúdo com uma, rótulo do agrupamento com outra. Isso facilita a visualização. Se quiser, pode inserir uma breve descrição ou imagem no verso do cartão.

Pensando, agora, no momento da aplicação do teste, confira os seis passos que vão te ajudar a executá-lo da melhor forma:

  1. Espalhe os cartões na mesa de maneira que seja possível visualizá-los facilmente — o recomendável é fornecer entre 40 e 60 cartões por pessoa.
  2. Caso aplique o modelo aberto ou híbrido, deixe uns cartões brancos por perto, para quando for preciso criar categorias.
  3. Explique em detalhes como funcionará a dinâmica e deixe claro que o resultado precisa refletir como a pessoa participante acredita que as informações devam estar agrupadas, de acordo com os conteúdos que ela acredita terem alguma relação.
  4. Recomende que, caso a pessoa não saiba do que se trata o conteúdo de algum cartão, que ela não agrupe este item, mas sim deixe de fora do teste (após finalizar vocês poderão conversar sobre esses itens).
  5. Dê um tempo para que as pessoas possam distribuir os cartões e conferir se a sequência mental feita por ela é realmente da forma que ela gostaria de encontrar.
  6. No final, peça que a pessoa explique o porquê de suas escolhas e a lógica por trás delas.
  7. Registre o resultado de cada pessoa participante para poder compará-los e analisá-los depois.

Depois, é hora de realizar a análise de dados. Lembre-se de considerar tanto os qualitativos quanto os quantitativos.

Os qualitativos vão trazer insights baseados nos comentários dos participantes, já os quantitativos vão refletir quais cartões aparecem juntos com mais frequência, além de determinar com que frequência os cartões aparecem em cada categoria.

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