#PegaaDica: @pretailustra: Reescrevendo as narrativas pretas através da arte

Falar da presença e da importância da participação ativa de pessoas negras em ambientes criativos é urgente. Quem vem bater esse papo hoje, é a Vanessa Ferreira, conhecida como @pretailustra.

Imagem dividida em duas. De um lado, uma pintura de um busto feminino negro. do outro, a foto da própria artista
Pintura da artista @pretailustra e, ao lado, uma foto da própria artista.

O #PegaaDica de hoje vem direto da Campus Party Digital Goiás 2020. Ano passado rolou um bate-papo muito interessante entre Edu Agni (fundador da Mergo) e Vanessa Ferreira, mais conhecida como @pretailustra e uma experiente diretora de arte e ilustradora.

O tema foi a produção e o acesso de artistas negros aos espaços de ilustração e publicidade. Foram abordadas, também, questões como a acessibilidade das tecnologias, a falta de oportunidades, e como o desenho foi a forma que a própria Vanessa encontrou de estar no mundo.

Para quem pensa a experiência que produtos e serviços proporcionam, a conversa foi super relevante, mostrando como ainda falta para pensarmos em uma experiência inclusiva para todos as pessoas usuárias.

Confira:

“Nunca o mercado publicitário esteve preparado para pagar o justo, o piso salarial para uma diretora de arte negra. (…) A gente acaba sendo silenciado quando a gente começa a falar demais, quando a gente começa a corrigir o espaço… (…) Pra gente ser aceito nesse espaço, a gente tem que ser mudo” — Vanessa Ferreira.


E na busca por levar essa discussão para um espaço ainda maior com mais vozes, experiências e pontos de vista, em celebração ao Dia da Consciência Negra, vamos falar sobre a diversidade racial dentro das empresas. Um mito ou uma mudança palpável, ainda que a pequenos passos?

A 3ª edição do Consciência Negra no Design acontece no dia 19/11, às 19h. É online e gratuito. Para assistir, acesse: www.mergo.com.br/consciencianegra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima