#PegaaDica: Canvas de proposta de valor bem explicadinho!

No #PegaaDica de hoje, vamos detalhar o Canvas de Proposta de Valor, também conhecido como Value Proposition Canvas.

imagem da estrutura de um canvas de proposta de valor

No #PegaaDica de hoje, vamos falar sobre o Canvas de Proposta de Valor, também conhecido como Value Proposition Canvas. Neste vídeo do Strategyzer, eles explicam de um jeito bem didático o que é essa ferramenta. Sempre indicamos para os nossos alunos.

Mas como esse vídeo não tem legenda em português, resolvemos trazer aqui para o #PegaaDica, com uma boa explicação do que o vídeo traz. E se você não tem problemas com inglês (ah, nessa língua tem legenda, tá?!), assista ao vídeo ao final do artigo. Vale a pena!

Se inglês não é o seu forte, segue com a gente! Vai dar pra pegar tuudo!

Canvas de Proposta de Valor é uma ferramenta que vai ajudar a projetar, testar, construir e gerenciar grandes propostas de valor para as suas pessoas usuárias. Ele se baseia em quadrantes do seu Canvas de Modelo de Negócios:

  • Segmento de clientes
  • Proposta de valor
print de um canvas de modelo de negócio, destacando os quadrantes de proposta de valor e de segmento de cliente

É daí, inclusive, que vem o seu formato:

imagem da estrutura de um canvas de proposta de valor

Enquanto no quadrante do Segmento de clientes, você vai observar e constatar a realidade e o que deseja o seu cliente, na parte de Proposta de valor, você vai desenhar o que o seu produto consegue oferecer a ele e qual a melhor forma de fazê-lo.

E seu objetivo final é explorar e correlacionar mais a fundo essas duas frentes para que você possa entender melhor como oferecer os melhores valores para esse grupo específico de clientes.

Vamos entender o que cada um destes pontos dentro dos dois quadrantes abordada?

Segmento do cliente

Tarefas do cliente: podem ser os problemas que ele está tentando resolver ou a necessidade que busca satisfazer. Podem ter uma intenção funcional, social ou emocional e ainda podem ser categorizados em: essenciais ou triviais.

Dores: tudo aquilo que incomoda o seu cliente ou o impede de realizar as tarefas. Isso tanto antes, durante ou depois do processo. Estamos falando, por exemplo, de custos não esperados, emoções negativas ou até mesmo riscos que ele possa correr. E podem ser separadas em: severas e leves.

Ganhos: tudo que é considerado benefício para esse grupo de clientes. Independentemente se eles esperam por isso, se eles desejam, ou se são surpreendidos por esse ganho ao ter contato com o seu produto. São considerados ganhos: emoções positivas, utilidades funcionais e economias de gastos. Elas também podem ser divididas em mais ou menos relevantes.

Proposta de valor

Produtos e serviços: é aqui que você vai delimitar os produtos que vai oferecer para ajudar os clientes a conseguirem realizar suas tarefas.

Aliviadores de dores: chegou a hora de mostrar detalhadamente como o seu produto vai ajudar a sanar as dores do seu cliente em todo o processo, ou seja: antes, durante e depois que ele tente realizar a tarefa desejada.

Criadores de ganho: sabe os ganhos que você identificou no primeiro quadrante? Mostre como o seu produto ajuda o cliente a obter cada um deles.

Quando as questões identificadas no Segmento de cliente são totalmente mapeadas e no quadrante de Proposta de valor, significa que você chegou a um encaixe, uma conexão muito boa entre a realidade do cliente e o que você oferece.

A partir do momento em que o mercado valida essa relação e os clientes de verdade começam a consumir o seu produto, você consegue o tão sonhado Fit de Mercado.

Mas é importante lembrar que o sucesso do seu negócio não depende apenas de um bom Canvas de proposta de valor. É preciso ter um bom modelo de negócios! É isso que vai te proporcionar um bom Canas de proposta de valor, além de olhar para outras frentes importantes do negócio.

Quer assistir ao vídeo completo? Só dar o play!

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