Palestras com Curadoria da Mergo na Campus Party Digital Edition 2020

Lista das palestras de Design & UX da curadoria da Mergo na Campus Party Digital Edition 2020, primeira edição 100% online do evento que aconteceu simultaneamente em todo o mundo.

Eu já falei em outras oportunidades o quanto a Campus Party Brasil faz parte da minha trajetória como profissional. E depois de duas edições longe do evento, este ano eu — junto com a Mergo — estava de volta para mais uma vez realizar a curadoria de criatividade da Campus Party Brasil, que deveria ter acontecido presencialmente em São Paulo nesse mês de julho… se não fosse a pandemia do COVID-19. Mas a impossibilidade do encontro físico não impediu o compartilhamento de conteúdos e experiências. A Campus Party Digital Edition surgiu, reunindo edições da Campus Party de todo o planeta acontecendo simultaneamente nos dias 09, 10 e 11 de julho com vários palcos de conteúdo simultâneos. No Brasil, foram promovidas para o formato digital as edições de Brasília, Goiás e Amazônia, e você consegue assistir as palestras através do canal quero.party/youtube.

A curadoria da Mergo também foi transportada para o digital, com oito atividades na edição Goiás, além da minha palestra na edição Brasília. Então, prepare a pipoca, pois estou disponibilizando aqui o vídeo de dessas nove palestras pra você assistir, aprender e compartilhar 😉

Índice das palestras

  1. O ensino do Design nos tempos de quarentena
  2. Como você pode implementar uma “cultura de acessibilidade” em sua empresa?
  3. Empatia em um mundo digital
  4. Guerrilha UX, por onde começar e como aplicar
  5. Existem soluções digitais universais?
  6. @pretailustra: Reescrevendo as narrativas pretas através da arte.
  7. Design Sprint — do presencial ao digital
  8. Entendo, logo existo: inclusão pela linguagem
  9. O dia-a-dia de uma Product Designer

O ensino do Design nos tempos de quarentena

#CPDigitalBSB — 09/07/2020 às 17h

Nessa palestra, Edu Agni falou sobre como o isolamento social redefiniu a nossa forma de ensinar e aprender design, utilizando o apoio da tecnologia para descobrir processos e novas formas de colaboração.


Como você pode implementar uma “cultura de acessibilidade” em sua empresa?

#CPDigitalGoiás— 09/07/2020 às 14h

A essa altura do campeonato você com certeza já está se preocupando em aplicar acessibilidade em sua empresa, seja ela de qual tamanho for. Provavelmente já está fazendo isso de forma técnica, mas será que é só isso que você precisa pensar? Nessa palestra, Talita Pagani e Marcelo Sales falaram sobre como você pode implementar uma cultura de acessibilidade entre os colaboradores para que essa aplicação seja sustentável e não acabe a partir do momento que ocorrer a rotatividade entre os membros da equipe.


Empatia em um mundo digital

#CPDigitalGoiás — 09/07/2020 às 15h

Empatia é hoje considerada uma das principais competências a ser desenvolvida por profissionais de qualquer área de atuação. Em um mundo cada vez mais digital, é fundamental refletir sobre como a empatia pode tornar os relacionamentos e conexões digitais cada vez mais humanos, cada vez mais conectados com os sentimentos e necessidades reais das pessoas. Nesse encontro, Tati Fukamati falou sobre como tornar o universo digital mais empático e como colocar a tecnologia a favor das conexões reais entre as pessoas.


Guerrilha UX, por onde começar e como aplicar

#CPDigitalGoiás — 09/07/2020 às 19h35

Guerrilha UX é uma metodologia de pesquisa que lhe permite reduzir qualquer tipo de metodologia regular em uma metodologia barata, eficiente, baixo custo e menos burocrática. Olhando o atual cenário da pandemia em que nos encontramos, onde empresas precisam reduzir seus custos, repensar e incorporar novos métodos de fazer pesquisa em design é importante. Nessa palestra, Filipe Samuel Nzongo apresentou algumas técnicas de guerrilha UX que você pode aplicar rapidamente.


Existem soluções digitais universais?

#CPDigitalGoiás — 10/07/2020 às 15h35

Sua solução é amigável a todas as pessoas? O processo de criação de negócios e soluções pode agravar desigualdades ou promover equidade. Por meio do Desenho Universal para Aprendizagem, Aline Santos falou sobre a pluralidade de usuários, que mudanças são necessárias na cultura organizacional e na modelagem de estratégias para construir cenários cada vez mais sólidos, perenes e inclusivos.


@pretailustra: Reescrevendo as narrativas pretas através da arte

#CPDigitalGoiás — 10/07/2020 às 16h05

Edu Agni fez um bate papo reflexivo com Vanessa Ferreira (@pretailustra) sobre a produção e o acesso de artistas pretos nos espaços de ilustração e publicidade, passando pela acessibilidade das tecnologias, a falta de oportunidades, e como o desenho foi a forma que ela encontrou de estar no mundo.


Design Sprint — do presencial ao digital

#CPDigitalGoiás — 10/07/2020 às 17h

Existem diversos conteúdos sobre como facilitar um Design Sprint, mas em tempos em que o trabalho é remoto e as ideias continuam precisando ser criadas e testadas, como fazer com que as dinâmicas ocorram em meios digitais? Nessa apresentação, Bianca Brancaleone compartilhou sua experiência e os aprendizados que teve conduzindo Design Sprint online.


Entendo, logo existo: inclusão pela linguagem

#CPDigitalGoiás — 11/07/2020 às 16h05

A cada 10 brasileiros, três não conseguem ler ou identificar informações que não estejam expressas de forma literal (Inaf, 2018). Mesmo com algumas dificuldades, assim como ocupam espaços e convivem no mundo real, também estão no digital. 86% usam WhatsApp, 72% são adeptos do Facebook e 31% têm conta no Instagram. Evoluímos no acesso à internet, mas continuamos usando a linguagem como instrumento de exclusão e poder. Carregamos smartphones conectados nas mãos, mas se não entendemos o que está escrito nas interfaces, interagimos de fato? Você que faz tecnologia leva em conta a existência desses brasileiros? Nessa palestra, Cristina Luckner mostrou como podemos usar a linguagem para guiar e informar e, quem sabe, promover mais igualdade. Afinal, quem entende, existe.


O dia-a-dia de uma Product Designer

#CPDigitalGoiás — 11/07/2020 às 17h

Levantar hipóteses, descobrir evidências que nos auxiliem a tomar decisões, confrontar pressupostos, realizar pesquisas, criar fluxos, medir resultados para levar a melhor solução para o usuário e como isso é apenas uma parte da atuação de uma Product Designer. Nessa palestra, Karen Santos falou sobre como é o dia a dia da construção de um produto digital.


Aproveita que tá aqui e curtiu o nosso conteúdo, e segue a gente no Instagram no perfil @mergoux 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima