Design para o Autismo

Meetup organizado pela Mergo trouxe a discussão sobre os desafios de se projetar produtos e serviços para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Encerramento do Meetup “Design para o Autismo” sendo feito por mim e pela Talita Pagani.

O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado para a conscientização acerca dessa questão.

Quando acompanhamos as discussões sobre Acessibilidade nas comunidades de Design, quase nunca a conversa se direciona para as deficiências cognitivas (como o Autismo), o que acaba limitando o acesso a conteúdos, produtos e serviços para esses públicos.

De fato, pode-se argumentar razoavelmente que uma grande parte do conteúdo da Web não pode ser acessível a indivíduos com deficiências cognitivas profundas, não importa o quanto o desenvolvedor tente. Alguns conteúdos sempre serão complexos demais para determinados públicos. Isso é inevitável. No entanto, ainda há algumas coisas que os designers podem fazer para aumentar a acessibilidade do conteúdo da Web à pessoas com deficiências cognitivas menos graves. (Cognitive Disabilities — WebAIM)

Sendo nós designers com a missão de projetar produtos e serviços centrados no ser humano, e considerando a estimativa de que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas, vimos a necessidade de nos reunir para entender mais a fundo esse transtorno ainda tão enigmático para muitos de nós. E foi assim que surgiu o meetup Design para o Autismo, cuja primeira edição foi realizada na Mergo no dia 03 de abril do ano passado, para fomentar em nossa comunidade o entendimento sobre esse transtorno e algumas alternativas de Acessibilidade.

Infelizmente a edição de 2020 do meetup teve de ser cancelada devido a quarentena do COVID-19. No entando, venho trazer aqui os vídeos das palestras da edição de 2019 para compartilhar com vocês. A qualidade é apenas razoável, uma vez que extraí e editei esses vídeos a partir do Streaming feito no Facebook, mas vale o registro 🙂

Design para o Autismo

A curadoria e a abertura do meetup ficou por minha conta, que para quem não sabe, sou um papai de autista 🙂

Edu Agni fazendo a abertura do meetup “Design para o Autismo”.

Histórias e experiências do diagnóstico tardio

Painel de bate-papo sobre diagnóstico tardio com profissionais autistas da área de Design: Fabiana Stringini (Antropóloga / UX Researcher na Kyvo Design-Driven Innovation), Joyce Rocha (UX Designer na ZUP) e Fábio Sousa (Bacharel em Design e Construção de Marcas).

Painel sobre diagnóstico tardio com Fabiana Stringinino, Joyce Rocha e Fábio Sousa no “Design para o Autismo”.

Como as pessoas com TEA aprendem

Palestra sobre Pedagogia para crianças com TEA com Adriana Moral, que é Pedagoga de formação, e começou a trabalhar com crianças com autismo durante a faculdade. Desde 2002 ela é Diretora Pedagógica do Centro Lumi, que atua com educação especial individualizada para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Palestra “Como as pessoas com TEA aprendem” com Adriana Moral no Meetup “Design para o Autismo”.

Guia de Acessibilidade de Interfaces Web focado em Autismo

Palestra sobre Acessibilidade para pessoas com TEA com Talita Pagani, que é Mestre em Ciência da Computação na temática de Acessibilidade Web para pessoas com Autismo e consultora de Acessibilidade na Utilizza — Design de Interação. No mestrado, criou o projeto GAIA, um guia de recomendações de design voltadas ao autismo, e que recentemente virou livro.

Palestra sobre Acessibilidade para pessoas com TEA com Talita Pagani no meetup “Design para o Autismo”

Você pode ver um pouco mais de como foi esse encontro nas fotos abaixo. Esperamos nos encontrar novamente nesse meetup em 2021 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima