Consciência Negra no Design 2019

Segunda edição do Meetup onde reunimos potências criativas negras para falar dos desafios encontrados nesse nosso mercado, que ainda tão pouco inclusivo.

Parte dos participantes do meetup Consciência Negra no Design 2019, ao final do evento.

No contexto histórico, o Dia da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. Foi idealizado pelo poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira, um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre. Em 1971, ano da fundação do Grupo, ele propôs uma data que comemorasse o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. Assim, escolheu-se o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Para mais uma vez reforçar a importância dessa data e trazer a reflexão sobre o tema para dentro do nosso mercado, a Mergo realizou a segunda edição do meetup Consciência Negra no Design 2019, que aconteceu no dia 21 de novembro na sede da ThoughtWorks em São Paulo e contou com a curadoria e apresentação da Bianca Rosa Fidelix, que é Product Designer no Santander Brasil. Decidimos reunir potências criativas negras para falar não somente de design, mas também para discutir seu perfil e identificar oportunidades e desafios à superar nesse mercado ainda tão pouco inclusivo.

Se você não pôde estar presente no meetup, acompanhe abaixo um pouco de como foi o evento, vendo as fotos e assistindo aos vídeos das palestras 😉

Será que esquecemos da nossa gente?

Palestra ministrada pela Isabella Barbosa, que é UX Researcher / Strategist no Banco BV, tendo passado também pelo Santander Brasil e Magnetis Investimentos.

Um pouco de como foi a palestra da Isabella Barbosa.

Consciência no design?

Palestra ministrada pela Juliana Crizo, que é Designer de Serviço e Líder de Projeto na Livework São Paulo, tendo passado também pela 99, ONG Renovatio e Vitta.

Um pouco de como foi a palestra da Juliana Crizo.

Design Centrado no Usuário, enquanto pessoas negras nunca foram o centro

Palestra ministrada pela Karen Santos, que é fundadora do UX para Minas Pretas e Product Designer na PicPay, tendo passado também pela Mergo e Canal Preto.

Um pouco de como foi a palestra da Karen Santos.

Fishbowl: Consciência Negra no Design

Para fechar o evento, a Bianca Rosa Fidelix convidou as palestrantes Isabella Barbosa, Juliana Crizo, Karen Santos para iniciar um painel no formato Fishbowl, que posteriormente contou com a participação da platéia, trazendo outros pontos de vista e enriquecendo a discussão.

Mais sobre o meetup

O meetup Consciência Negra no Design 2019 foi a segunda edição do evento, contou com a presença de 40 participantes e teve o apoio da ThoughtWorks São Paulo, que ofereceu o seu espaço, infra-estrutura e comidinhas para a galera 😀

Você também pode ver como foi a primeira edição do meetup no site do evento ou assistindo a Playlist do evento no Youtube. E atenção, que em 2020 essa conversa vai ser muito maior 😉

Mais informações em mergo.com.br/consciencianegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima