Palestra sobre Design Emocional e a Experiência Digital

No dia 29 de maio tive o prazer de participar do 7Masters, um evento presencial onde sete dos principais especialistas de um determinado tema apresentam situações inovadoras que estão realizando, em apenas sete minutos. Nesta oportunidade, fui um dos sete especialistas de UX, juntamente com feras como Horácio Soares, Vinícius Depizzol, José Carlos Portugal, Bernard de Luna, Marcelo Negrini e Luli Radfahrer.

Em minha breve apresentação, levei para o centro da discussão o Design Emocional, um tema que venho explorando bastante em meu trabalho, principalmente pelo fato de considerar que a grande maioria dos profissionais limitam as discussões sobre UX a questões como usabilidade e arquitetura de informação, em detrimento a outros elementos que compõem a experiência do usuário.

O Design Emocional propõe uma maneira diferente de enxergar a experiência com os produtos, considerando que o mundo do consumidor não é regido por tanta razão, mas sim influenciado por desejos subconscientes, explorações sensoriais, estímulos, instintos e outras aspirações emocionais. Dessa forma, o impacto visceral causado pela forma e o valor simbólico agregado as relações sociais ganham maior relevância do que a simples facilidade de uso.

Nesta apresentação, procurei utilizar a tríade da experiência digital – projetar para pessoas, compartilhar boas histórias e estimular os sentidos – para traçar um paralelo entre as três questões de uma avaliação rápida de UX e os três níveis de design propostos por Donald Norman.

Veja abaixo os slides da palestra, e deixe também sua opinião sobre o tema 🙂

[slideshare id=13113414?rel=0&w=640&h=514&fb=0&mw=0&mh=0&sc=no]

Rolar para cima