Você conhece o Canvas de Modelo de Negócios?

O Canvas de Modelo de Negócios é uma ferramenta estratégica que ajuda a desenvolver um modelo de negócio, pensando em todas as frentes de uma empresa ou produto.

Você quer começar um negócio… Tem uma ideia na cabeça, mas a coisa ainda não está bem refinada… Qual a sua proposta de valor? Como a sua ideia vai gerar lucro? Quem vai ser o seu público-alvo? É preciso pensar tudo isso antes de tentar tirar essa ideia do papel, concorda? E para isso, você pode fazer o Canvas de Modelo de Negócios, ou Business Model Canvas.

Mas o que é Canvas de Modelo de Negócios?

O Canvas de Modelo de Negócios é uma ferramenta estratégica que ajuda a desenvolver um modelo de negócio. Ele foi proposto por Alexander Osterwalder, que se baseou no seu trabalho sobre Business Model Ontology. O maior objetivo do Canvas de Modelo de Negócios é permitir uma visualização ampla e estratégica durante o processo de criação ou revisão / reestruturação do seu negócio.

Esse canvas é basicamente um quadro, composto por 9 partes que representam os principais focos de uma empresa. São elas:

1. Segmentos de clientes

Aqui, você e seu time irão entender qual a fatia do mercado que pretendem atingir e o público-alvo que vocês buscam. Para isso, é importante pensar no seu perfil, nas suas dores e necessidades. Não se esqueçam das proto-personas e personas nesta etapa.

2. Canais

Como sua empresa vai se comunicar com o cliente? É importante definir os canais de comunicação, de distribuição e de vendas.

3. Relacionamento com clientes

Como você pensa em atrair e conquistar o cliente? É importante escolher bem os métodos para gerar bons resultados.

4. Fontes de receita

Você sabe quanto e como os clientes pagarão pelo produto ou serviço?

5. Proposta de valor

Defina o que sua empresa vai oferecer aos clientes. Quais os benefícios e as vantagens o seu negócio traz? E nesta etapa é muito importante construir o seu Canvas de proposta de valor.

6. Recursos-chave

Quais os recursos que serão necessários para tirar o seu negócio do papel?

7. Atividades-chave

Hora de definir o que precisa ser feito para executar a sua ideia. Esse bloco ajuda a garantir a operação empresarial e o alcance das metas.

8. Parcerias principais

Identifique seus possíveis parceiros, aqueles que vão te ajudar a tirar a ideia do papel: fornecedores, terceirizados etc.

9. Estrutura de custos

Quanto custa fazer o seu negócio rodar? Liste aqui todos os seus futuros gastos.

E todos esses 9 blocos são agrupados em três frentes: relacionamento da empresa com o cliente, proposta de valor e o que a empresa irá entregar.

No lado direito, ficam os blocos referentes ao relacionamento da empresa com o cliente: segmentos de clientes, canais de distribuição, relacionamento e as fontes de receita.

Já no centro, encontramos o bloco que fala da proposta de valor. Percebem como o Design está presente nestes momentos? Por fim, no lado esquerdo estão os blocos que mostram o que a empresa irá entregar e como. Ou seja: recursos, atividades-chaves, principais parcerias e estrutura de custos.

Veja como fica o quadro organizado:

Como aplicar o Canvas de Modelo de Negócios

Como você pode ver na imagem acima, dentro de cada quadro temos algumas perguntas importantes que devem ser respondidas para que você realmente chegue à resposta e definição daquele bloco. Confira cada uma delas:

Segmento de clientes

  • Para quem criamos valor?
  • Quais são os nossos clientes mais importantes?

Canais

  • Quais canais preferem nossos segmentos de mercado?
  • Como estabelecemos atualmente o contato com os clientes?
  • Como se conjugam nossos canais?
  • Quais têm melhores resultados?
  • Quais são mais rentáveis?
  • Como se integram nas atividades diárias dos clientes?

Relacionamento com clientes

  • Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos de mercado?
  • Que tipo de relação temos estabelecido?
  • Qual é o custo destas relações?
  • Como estão integradas em nosso modelo de negócios?

Fontes de receita

  • Por que valor estão dispostos a pagar nossos clientes?
  • Por que pagam atualmente?
  • Como pagam atualmente?
  • Como eles gostariam de pagar?
  • Quanto geram as diferentes fontes de renda ao total da renda?

Proposta de valor

  • Que valor proporcionamos aos nossos clientes?
  • Quais problemas ajudamos a solucionar?
  • Que pacotes de produtos ou serviços oferecemos a cada segmento de mercado?
  • Que necessidade dos clientes satisfazemos?

Recursos-chave

  • Que recursos chave requerem nossas propostas de valor?
  • Nossos canais de distribuição?
  • Relações com clientes?
  • Fontes de renda?

Atividades-chave

  • Que atividades chave requerem nossas propostas de valor?
  • Nossos canais de distribuição?
  • Relações com clientes?
  • Fontes de renda?

Parcerias-chave

  • Quem são nossos parceiros chave?
  • Quem são nossos provedores chave?
  • Que recursos chave adquirimos de nossos parceiros?
  • Que atividades chave realizam nossos parceiros?

Estrutura de custos

  • Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
  • Quais são os recursos chave mais caros?
  • Quais são as atividades chave mais caras?

E você vai ver que o Canvas de Modelo de Negócios consegue responder as quatro perguntas mais importantes na hora de estruturar um negócio: como? O que? Pra quem? Quanto? Olha só:

As vantagens do Canvas de Modelo de Negócios

Existem algumas vantagens em criar o seu Canvas de Modelo de Negócios e elas vão muito além da facilidade de usar a ferramenta: tanto em grupo, quanto sozinho.

Veja algumas delas:

  • Identifica rapidamente a proposta de valor que atenda e potencialize os principais objetivos desejados.
  • Ajuda a identificar e eliminar o que não é tão importante no primeiro momento.
  • O painel é mutável e o objetivo é que ele reflita exatamente o que a empresa é naquele momento. Por isso ele pode (e deve) ser revisitado sempre que necessário.
  • Permite que as demais pessoas conheçam melhor a empresa, coloca todo mundo no mesmo nível de informação e no mesmo caminho.
  • O seu desenvolvimento pode ser feito tanto presencialmente, como online, com ajuda de ferramentas como Mural, o que são perfeitos para tempos de home office.
  • Por último, mas não menos importante: propicia a inovação. Esse Canvas te obriga a pensar em normas formas de gerar receita, de atrair e se comunicar com os clientes, novas parcerias…

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