Por onde começar na área de UX?

Seja através de e-mails ou das redes sociais, recebemos muitas perguntas sobre “por onde começar” na área de UX, assim como pedidos de recomendação de livros, eventos, cursos e blogs sobre o tema. Para facilitar a vida de quem está começando na área, resolvi fazer este pequeno guia de orientação, dividido em quatro partes.

  1. O que é UX?
  2. Lista de livros
  3. Eventos e Cursos
  4. Sites e Blogs

O que é UX?

O termo User Experience foi cunhado por Donald Norman no início de 1990, quando ele era Vice-Presidente do Advanced Technology Group da Apple, pois ele acreditava que definições como Interface de Usuário e Usabilidade limitavam o entendimento sobre o que o trabalho dele representava. Então, ele renomeou o seu cargo para “User Experience Architect Group”:

I invented the term because I thought Human Interface and usability was too narrow; I wanted to cover all aspects of a person’s experience with a system, including industrial design, graphics, the interface, the physical interaction, and the manual. Since then, the term has spread widely, so much so that it is starting to lose its meaning (Don Norman).

Segundo a Wikipedia, User Experience envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. A experiência do usuário destaca os aspectos afetivos, experiências, significativos e valiosos de interação humano-computador e propriedade do produto.

Uma questão importante para termos em mente é que (ao contrário do que muita gente acredita) a UX não é uma disciplina. Podemos considera-la, na verdade, uma mediação coordenada de várias disciplinas, trabalhando para manter o projeto centrado no usuário. A UX não deve ser responsabilidade exclusiva da equipe de design, pois o trabalho de todas as áreas geram impacto na experiência dos usuários com o produto. UX é muito mais estratégia do que design.

Temos alguns posts aqui no blog para te ajudar a entender melhor essa definição:

Livros sobre UX

Livros de UX

Livros em Inglês

The Elements of User Experience

Observing The User Experience

Mobile Usability

Information Architecture for the World Wide Web

Designing Web Usability

Designing for the Digital Age

Livros em Português (traduções e autores brasileiros)

Não me Faça Pensar

Simplificando coisas que parecem complicadas

O Design do Dia-a-dia

Design Emocional

Design de Interação

Princípios do Web Design Maravilhoso

O Guia para Projetar UX

Ergodesign e Arquitetura de Informação

Design para Internet

Avaliação e Projeto no Design de Interfaces

Eventos de UX

  • Interaction South America – Evento anual com debates, palestras e workshops para designers, cientistas da computação, criadores e empreendedores, abordando temas das áreas de UX e Design de Interação.
  • World Usability Day – Evento internacional idealizado pela User Experience Professionals Association (UXPA) que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, incluindo São Paulo.
  • UX31 – Um encontro informal para rever outras pessoas de UX em São Paulo e falar de trabalho, estudos, fofocas e tomar uma cerveja.

Cursos de UX

  • UX Weekend – Curso voltado ao aprendizado sobre User Experience Design (UX Design) e suas diferentes disciplinas, através de atividades práticas como Testes de Usabilidade, Personas, Customer Journey, Card Sorting e Prototipação.
  • UX Day – Curso voltado à experimentação, aprendizagem, trabalho e execução de projetos com foco em User Experience Design (UX).
  • Minicurso de UX Design – Curso que apresenta conceitos básicos, padrões de experiências web e mobile, fundamentos aplicáveis no dia-a-dia e dicas de atuação no mercado.
  • Minicurso online de UX para Webdesigners – Aprenda como criar websites e aplicativos que, além de atraentes, são fáceis de usar e atendem às necessidades do usuário.
  • UX Design Miami PRO – Tem o objetivo de introduzir o UX Design como um processo fundamental e apresentar conceitos e técnicas relativas ao design de interação, usabilidade, arquitetura de informação e design thinking.
  • Pós-graduação em usabilidade e experiência do usuário (FIT) – visa capacitar profissionais para atuarem em projetos ergonômicos de usabilidade de interface e arquitetura de informação, focando na facilidade de uso, de aprendizagem e na diminuição da carga cognitiva do usuário humano.

Sites e Blogs sobre UX

  • UX.BLOG – Práticas e discussões sobre design, usabilidade e experiência do usuário.
  • Usabilidoido – Mais Usabilidade no mundo.
  • Arquitetura de Informação – Usabilidade, user experience, design de interação, tecnologia e diversão.
  • Design Livre – Design para todos. Design por todos. Todos os tipos de pessoas e de designs, livres.
  • Mariokl – Um blog sobre experiência do usuário, usabilidade, arquitetura de informação e, acima de tudo, bom senso.
  • Rodrigo Gonzatto – Interação pelo Design
  • Corais.org – Plataforma que visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum.

Nas redes sociais


Imagem principal: Mercury Creative

0 comentário em “Por onde começar na área de UX?”

  1. Christopher Augusto

    Cara, parece raso o comentário, mas simplesmente obrigado. Estou começando nessa área e ontem mesmo estava procurando livros para ler. Obrigado mesmo pelo post!

  2. Existe também a pós-graduação na PUC-Rio sobre arquitetura de informação, usabilidade e design de interação. Sabe os livros em português sobre o assunto? Três dos quatro autores já deram (O Agner ainda dá) aula lá.

  3. Gostei da literatura apresentada. Já li alguns livros desses. Só que eu ainda prefiro a edição anterior (capa roxa) do livro Design de Interação 😉

    Sou da área de front-end, mas essa é uma área que gosto bastante. Post favoritado para futuras referências.

  4. Muito boas as referências do livros informadas neste post! Curti o site e o artigo!!!

    Tenho os seguintes livros e recomendo!
    – Avaliação e Projeto no Design de Interfaces (por Anamaria de Moraes e José Guilherme Santa Rosa);
    – Não Me Faça Pensar: Uma Abordagem de Bom Senso a Usabilidade na Web (Don’t Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability, por Steve Krug);
    – O Guia para Projetar UX: A Experiência do Usuário Para Projetistas de Conteúdo Digital, Aplicações e Web Sites)

  5. Olá,
    Sou estudante de Ciência Computação e gosto muito da área de UI e UX e estava meio perdido sem saber por onde começar a ler sobre esta área..
    Gostaria de saber o que você recomenda para os estudantes da área tecnológica que querem entrar nessa área também. É possível fazer pós-graduação sobre o assunto, tendo a graduação na área de TI?
    Parabéns pelo blog!

    1. Olá Diego. Nesse post mesmo você encontra uma lista de cursos que recomendo. Cursos livres normalmente são mais práticos e objetivos, com profissionais mais atuantes no mercado. Recomendo esses cursos antes de uma pós (que tende a ser mais teórica).

      Abs

  6. Ola, obrigada pelo blog tao interessante. Voce tem informacao sobre cursos na area de pesquisa do usuario e criacao de personas especificamente? Ou lugares para fazer estagio nessa area especifica? Muito obrigada!!!

  7. Edu boa tarde,

    Uma pessoa que nunca desenvolveu uma linha de alguma coisa, poderia desenvolver uma carreira em UX e depois Design Emocional?

    Ou não pare agora mesmo e nem pense nisso, ou ainda, talvez sem programar você consiga algo com Design Emocional?

    Obrigado pelo material e por suas várias boas palestras 🙂

    1. Caio, não entendi a relação que você fez de “programar” com UX. Você pode certamente trabalhar na área de UX sem saber programar. São coisas diferentes.
      Agora Design Emocional é muito mais um conceito a se aplicar no trabalho do que uma área de atuação.

      Abs

  8. Primeiramente, Parabéns pelo post!

    Gostaria de perguntar qual o melhor curso para ingressar nessa área? Analise e desenvolvimento de sistemas ou Sistemas para internet?

    Grata

  9. Edu, deixo o post só para cumprimentá-lo pela excelência na dedicação e agradecer muito por sua generosidade. Muito bacana o seu blog. Comecei empresa de desenvolvimento há pouco tempo, sem qualquer formação na área (sou administrador) e vou dedicar muito tempo aprendendo com o que você compartilhou. Muito grato!

  10. Valeu Edu.

    Eu tenho três destes livros que citou, sendo que o não me faça pensar foi o meu primeiro livro sobre o assunto e o que me fez começar a enxergar, entender e me interessar sobre usabilidade, ux e etc.

    Se me me permitir quero deixar minha contribuição sobre UX. Não sou expert como você, mas creio que possa ajudar quem está começando:

    chiefofdesign.com.br/user-experience

    Parabéns pelo blog.

    abraço!

  11. Ola, agradeço por esta postagem muito boa, gostaria de saber se tinha algum livro em Português para a parte de UI Design (visual design) Obrigado ! 🙂

    1. Olá. Não possuo como referência nenhum livro focado em UI Design. Apenas livros como o “Avaliação e Projeto no Design de Interfaces”. Se tiver alguma sugestão para atualizarmos essa lista, por favor fique a vontade para sugerir 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima