Criação de Personas

  Quarta, 16/10/2019   Das 10h às 17h   Mergo, São Paulo


Aprenda o que são e como criar Personas, e de que maneira utilizá-las para representar os seus usuários reais na criação de produtos e serviços inovadores.


Segundo Alan Cooper, Personas são personagens fictícios de produtos e serviços que representam as necessidades de um grupo maior de usuários. Devem ser criadas com base em dados reais e atuam, nos projetos de design, como representantes dos usuários reais.

Criar Personas nos projetos de UX ajuda a equipe a se engajar e ter foco no usuário durante todo o projeto, a partir do consenso sobre as suas necessidades, desejos e limitações. Além disso, ajuda na identificação de requisitos, na criação de cenários, na tomada de decisões e na geração de ideias para os produtos e serviços.

Nível do workshop: introdutório

Esse workshop é focado na Criação de Personas. Apesar do tema "Pesquisa com usuários" ser abordado, não iremos realizar essas pesquisas durante o workshop, mas sim consumir dados de pesquisas já realizadas. Os principais objetivos que temos com esse workshop são:

  • Fazer uma introdução sobre a criação e o uso de Personas;
  • Mostrar os diferentes tipos de Personas e seus objetivos;
  • Apresentar algumas formas de desenvolver Personas;
  • Realizar duas atividades práticas de criação de Personas.

Informações sobre o workshop Criação de Personas


workshop Criação de Personas

Informações do workshop
Horários e materiais

06 horas de teorias e práticas
Um dia de workshop das 10h às 17h, com pausas para almoço e coffee-break.

O que você recebe
Caderno, certificado, materiais apresentados e toolkit do workshop.

workshop Criação de Personas

Para quem é o workshop
Público e requisitos

Público-alvo:
UX/UI Designers, Gerentes de Produto, Analistas de Negócio, Profissionais de Marketing e Empreendedores.

Pré-requisitos:
Esse workshop é introdutório, e não é necessária nenhuma experiência prévia :)

Edu Agni

Edu Agni
Facilitador do workshop

Edu Agni trabalha como Designer há 16 anos, sendo os últimos 09 dedicados a área de UX em Pesquisa e Usabilidade. É fundador da Mergo User Experience e criador e editor do UX.BLOG.

O que você vai aprender?


Introdução

Design Centrado no Usuário

Apresentando o processo onde mantemos o foco nas necessidades, desejos e limitações dos usuários durante todo o projeto, a cada tomada de decisão, desde a concepção até o lançamento de um produto.

Começando

O que são Personas?

Visão geral sobre esses personagens fictícios de produtos e serviços que representam as necessidades de um grupo maior de usuários.

Valor

Benefícios da criação de Personas

Como as Personas ajudam na identificação de requisitos, na criação de cenários, na tomada de decisões e na geração de ideias.

Quais

Entendendo os tipos de Personas

Conhecendo o que são e para que servem os diferentes tipos como a Buyer Persona, Brand Persona ou a Proto-Persona.

Aquecimento

Criando uma Proto-persona

Proto-personas se originam a partir de brainstormings, onde os participantes tentam encapsular as crenças da organização sobre quem está usando o seu produto ou serviço, e quais são as suas motivações.

Passo a passo

Processo de Desenvolvimento

Conheça todos os passos para a criação de uma Persona, desde a pesquisa com usuários, o download dos dados, o debriefing e a montagem do personagem.

Prática

Criando uma Persona tradicional

Atividade prática de criação de uma Persona tradicional a partir de dados reais de pesquisa com usuários.

Local


Mergo User Experience (nova sala)
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2504 - Sala 31, São Paulo

Inscreva-se no workshop Criação de Personas






Dia 16/10/2019
Quarta-feira das 10h às 17h.

Política de matrícula, cancelamento e reembolso


  • A vaga do participante no workshop somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participantes será permitida se for comunicada por e-mail com até um dia de antecedência ao evento. Caso não haja tal comunicação, o substituto não poderá ingressar na sala de aula.
  • Em caso de desistência, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante solicitação por e-mail:
    1. Aviso com 15 (quinze) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 10 (dez) dias ou transferência para outro workshop de igual valor, a critério do participante.
    2. Aviso com 03 (três) dias à 14 (catorze) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 10 (dez) dias.
    3. Aviso com menos de 72 horas de antecedência: não haverá devolução do valor investido nem transferência para outro workshop.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, desconto ou transferência de inscrição.
  • A qualquer momento a Mergo poderá realizar promoções referentes a inscrição no workshop (como o fornecimento de descontos ou brindes). Este fato, no entanto, não dará direito a bonificação, descontos ou brindes aos participantes inscritos anteriormente a promoção.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o workshop com aviso prévio de, no mínimo, 7 dias de antecedência. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo workshop em outra data ou ainda a inscrição em outro workshop de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o workshop com antecedência de 1 a 7 dias da data de realização apenas em casos de desastres naturais ou problemas de saúde do instrutor que o impossibilitem de ministrar a aula. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo workshop em outra data ou ainda a inscrição em outro workshop de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.