Guiilherme Santa Rosa é professor associado do Departamento de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. É analista de sistemas, especialista em computação gráfica e multímídia, mestre em design (na linha de pesquisa ergonomia e interação humano-computador) e doutor em ensino de ciências e saúde (na linha de pesquisa tecnologia educacional). Coordena o Laboratório de Ergodesign de Interfaces, Usabilidade e Experiência do Usuário (LEXUS/UFRN) e é líder do grupo de pesquisa Ergonomia e Interação Humano-Computador (UFRN, certificado pelo CNPq). Atua em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ergonomia, Design, Inovação em Tecnologias Educacionais e Gestão de Processos Institucionais na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal de Campina Grande e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.É autor de livros na área do design e, especificamente, sobre design de interfaces e experiência do usuário. Dentre eles: “Projeto e Avaliação no Design de Interfaces”, Design Participativo: técnicas de inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces”, “Neurodesign: o cérebro e a máquina”, “Avaliação Heurística: aplicações para melhoria da usabilidade e da experiência do usuário” e “Teste de Usabilidade: aprimorando a experiência do usuário e a interação humano-computador”, todos publicados por editoras especializadas em design.

O futuro da experiência de uso a partir dos aspectos biológicos e comportamentais da interação

A ideia desta palestra é explorar o fascinante cruzamento entre ciência e tecnologia para delinear o panorama futuro da experiência do usuário. Refletiremos sobre o trabalho humano na interação cérebro-máquina. Fundamentada nos princípios biológicos e comportamentais da interação humana, vamos mergulhar nos aspectos da neurociência cognitiva para desvendar como os seres humanos percebem, processam e interagem com as interfaces digitais.

Conversaremos sobre affordances, modelos mentais, atenção, memória e processamento, processos decisórios e emoções. Além disso, examinaremos criticamente o papel das novas tecnologias, desde a realidade aumentada até a inteligência artificial, na moldagem dessa experiência, considerando usuários neurotípicos e neurodivergentes, revelando como esses avanços estão redefinindo os limites da interação e influenciando as expectativas dos usuários em um mundo cada vez mais conectado.

Abraçando o tema “O Futuro da Experiência”, pretendemos explorar não apenas as oportunidades, mas também os desafios éticos e sociais que surgem com as inovações em produtos e serviços.

Organização


Logotipo da Mergo, organizadora da DEXCONF

Patrocínio Ouro


Parceria


Logo do Semiose Podcast

Apoio


Logotipo do Interaction Design Foundation

Apoio


Apoio


Embaixadores


Nina Talks
Chief of Design
Papo de UX
Rolar para cima