Curso UX Writing

  Dias 20 e 21 de janeiro   12 horas de teoria e práticas   Mergo, São Paulo


Informações sobre o curso UX Writing

Curso introdutório UX Writing SEO Arquitetura de Informação Storytelling

Na árdua tarefa de criar interfaces agradáveis e eficazes, trabalhar a distribuição do conteúdo textual é fundamental para a boa experiência do usuário. Por isso, o Curso UX Writing ensina o aluno a lidar com o texto no meio digital, utilizando como ferramentas seus cinco pilares: Usabilidade, SEO (Otimização para Sistemas de Busca), Arquitetura da Informação, Acessibilidade e Storytelling.

Curso UX Writing

Horários e materiais

Carga horária:
Sábado e domingo das 10:00 as 17:30, com pausas para almoço e coffee-break.

Você recebe por e-mail:
Certificado, materiais apresentados e toolkit com base de dados utilizada em exercício.

Curso UX Writing

Público e pré-requisitos

Público-alvo:
UX Designers, Gerentes de produto, redatores interessados em UX e empreendedores

Pré-requisitos:
Curso introdutório, não é necessária experiência. Precisa trazer notebook :)

Bruno Rodrigues

Sobre o instrutor

Bruno Rodrigues é especialista em Estratégia de Conteúdo, autor dos livros 'Webwriting' e de 'Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web' (2010), padrão brasileiro de redação on-line.

Conteúdo Programático


Primeiro dia (sábado)


  1. Apresentação
    • Apresentação do instrutor e dos alunos.
  2. Usabilidade em textos
    • Fontes, estudiosos e modelos;
    • O trabalho de distribuição de informação por camadas de conteúdo;
    • Benchmarks de usabilidade em textos;
    • Exercício.
  3. Otimização para Sistemas de Busca (SEO)
    • Parâmetros de buscadores;
    • Técnicas de SEO em textos;
    • Benchmarks de SEO em textos;
    • Exercício.

Segundo dia (domingo)


  1. Arquitetura da Informação
    • História, modelos, objetivos e modos de pensar;
    • Palavras de ordem: organização, rotulagem e busca;
    • Benchmarks de Arquitetura da Informação em textos;
    • Exercício.
  2. Storytelling
    • Momentos de vida da informação e aspectos a trabalhar;
    • Benchmarks em Storytelling;
    • Exercício.
  3. Acessibilidade Digital
    • Histórico do direito do acesso à informação;
    • Recursos de Acessibilidade em conteúdos;
    • Exercício.
  4. Considerações finais
    • Considerações finais sobre o curso e as atividades práticas realizadas.

Inscreva-se no curso UX Writing

Dias 20 e 21 de janeiro em São Paulo.

Pagamentos a vista (depósito/transferência) ganham 10% de desconto na inscrição.
Para saber mais, envie um e-mail para cursos@mergo.com.br.

Política de matrícula, cancelamento e reembolso


  • A vaga do participante no curso somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participantes será permitida se for comunicada por e-mail com até um dia de antecedência ao evento. Caso não haja tal comunicação, o substituto não poderá ingressar na sala de aula.
  • A TRANSFERÊNCIA de uma inscrição para outra turma ou o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderão ser realizados mediante solicitação por e-mail, pelas seguintes condições:
    1. Aviso com 15 (quinze) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 10 (dez) dias ou transferência para outro curso de igual valor, a critério do participante.
    2. Aviso com 03 (três) dias à 14 (catorze) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 10 (dez) dias.
    3. Aviso com menos de 72 horas de antecedência: não haverá devolução do valor investido nem transferência para outro curso.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, desconto ou transferência de inscrição.
  • A qualquer momento a Mergo poderá realizar promoções referentes a inscrição no curso (como o fornecimento de descontos ou brindes). Este fato, no entanto, não dará direito a bonificação, descontos ou brindes aos participantes inscritos anteriormente a promoção.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o curso com aviso prévio de, no mínimo, 7 dias de antecedência. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o curso com antecedência de 1 a 7 dias da data de realização apenas em casos de desastres naturais ou problemas de saúde do instrutor que o impossibilitem de ministrar a aula. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.