Curso UX Weekend

  02 dias de curso   12 horas de teoria e práticas   1188 participantes em 46 turmas


Informações sobre o UX Weekend

Curso introdutório Teoria e prática Imersão

O UX Weekend é um curso introdutório que acontece aos finais de semana voltado ao aprendizado sobre UX Design e suas diferentes disciplinas, aonde os alunos podem aprender na prática através de atividades como Testes de Usabilidade, Personas, Consumer Journey e Card Sorting. A abordagem gira em torno da proposta de design centrado no ser humano, aonde pesquisas e testes com usuários possibilitam a criação de produtos que atendam as necessidades, desejos e limitações das pessoas.

Até o momento já aconteceram 43 edições nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, João Pessoa e Recife, tendo participado mais de 1130 profissionais de empresas como Folha de São Paulo, Buscapé, Estadão, TIM, TV Globo, Itaú, Bradesco e Hotel Urbano.

Curso UX Strategy

Horários e materiais

Carga horária:
Sábado e domingo das 10:00 as 17:30*, com pausas para almoço e coffee-break.

Você recebe por e-mail:
Certificado, materiais apresentados e toolkit (Personas, Consumer Journey e Teste de Usabilidade).

Curso UX Strategy

Público e pré-requisitos

Público-alvo:
Profissionais que buscam conhecer ou se inserir na área de UX, e profissionais com pouca experiência na área.

Pré-requisitos:
Curso introdutório, não é necessária experiência. Precisa trazer notebook :)

Edu Agni

Sobre o instrutor

Edu Agni tem experiência de treze anos nas áreas de design e usabilidade. Atualmente é UX Designer na ContaAzul, Curador da área de Design da Campus Party Brasil e Instrutor na Mergo.

* Os horários do curso podem variar de acordo com a cidade onde ele é realizado. Detalhes sobre cada turma podem ser encontrados nas páginas de inscrições.

Opiniões de quem já fez


Rebeca Xavier sobre o UX Weekend

"Qualidade do curso 100%. Aprendi muito em pouco tempo, nem acreditei o quanto rendeu esse curso. Com certeza vou recomendar e fazer outros."

Rebeca Xavier
Art Director na Fess' Kobbi Comunicação

Talita Pagani sobre o UX Weekend

"O curso me agregou novos conhecimentos sobre UX e permitiu que eu compreendesse melhor pontos que eu não praticava corretamente."

Talita Pagani
Web Designer na Red Ventures

Rodrigo Gehring sobre o UX Weekend

"Excelente curso, aprendi mais do que esperava para um curso de 12 horas. O instrutor foi muito claro e a dinâmica do curso me agradou bastante."

Rodrigo Gehring
Desenvolvedor Web na SoftExpert

Conteúdo Programático*

* Os conteúdos do curso podem variar de acordo com a cidade onde ele é realizado. Detalhes sobre cada turma podem ser encontrados nas páginas de inscrições.


Primeiro dia (sábado)


  1. Apresentação
    Apresentação do instrutor e dos alunos.
  2. Introdução a UX
    Entendendo o conceito de Experiência do Usuário; Deep Dive; UX como estratégia; Design Centrado no Usuário.
  3. Design Cognitivo x Design Emocional
    Entendendo a abordagem de Design Cognitivo e Design Emocional a partir da obra de Donald Norman.
  4. Entendendo as Personas
    Entendendo a importância das Personas como atividade de empatia, desde a coleta de dados até a compilação de informações para a criação dos personagens.
  5. Prática: Criando Personas
    Atividade prática de coleta e compilação de dados para a criação de uma persona.
  6. Entendendo o Card Sorting
    Entendendo a técnica de ordenação de cartões para compreender o modelo mental dos usuários na organização e classificação de conteúdos.
  7. Prática: Planejando e aplicando um Card Sorting
    Atividade prática para a aplicação de um card sorting com usuários.

Segundo dia (domingo)


  1. Entendendo os Testes de Usabilidade
    Um Teste de Usabilidade tradicional solicita aos usua?rios que realizem determinadas tarefas no site em ana?lise, pensando em voz alta, enquanto sa?o observados.
  2. Prática: Planejando e aplicando um Teste de Usabilidade
    Atividade prática para a aplicação de um Teste de Usabilidade com usuários.
  3. Entendendo a Jornada do Usuário
    A Jornada do Usuário é uma representação gráfica da experiência do cliente ao interagir com a sua empresa, recebendo dela um produto ou serviço, descrevendo a jornada real ou ideal do seu cliente.
  4. Prática: Mapeando a Jornada do Usuário
    Atividade prática para mapear a jornada do usuário utilizando uma persona e dados obtidos no teste de usabilidade.
  5. Prática: Manifesto de Design
    Atividade prática para a criação uma lista de princípios de design focados em melhorar a experiência dos usuários.
  6. Considerações finais
    Considerações finais sobre o curso e as atividades práticas realizadas.

Inscreva-se no UX Weekend

Veja as turmas do curso UX Weekend que estão abertas nesse momento pelo Brasil.

Política de matrícula, cancelamento e reembolso


  • A vaga do participante no curso somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participantes será permitida se for comunicada por e-mail com até um dia de antecedência ao evento. Caso não haja tal comunicação, o substituto não poderá ingressar na sala de aula.
  • Em caso de desistência, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante solicitação por e-mail:
    1. Aviso com 15 (quinze) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 10 (dez) dias ou transferência para outro curso de igual valor, a critério do participante.
    2. Aviso com 03 (três) dias à 14 (catorze) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 10 (dez) dias.
    3. Aviso com menos de 72 horas de antecedência: não haverá devolução do valor investido nem transferência para outro curso.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, desconto ou transferência de inscrição.
  • A qualquer momento a Mergo poderá realizar promoções referentes a inscrição no curso (como o fornecimento de descontos ou brindes). Este fato, no entanto, não dará direito a bonificação, descontos ou brindes aos participantes inscritos anteriormente a promoção.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o curso com aviso prévio de, no mínimo, 7 dias de antecedência. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o curso com antecedência de 1 a 7 dias da data de realização apenas em casos de desastres naturais ou problemas de saúde do instrutor que o impossibilitem de ministrar a aula. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.