Curso AI+Mobile

  02 dias de curso   12 horas de teoria e práticas   303 participantes em 13 turmas


Informações sobre o curso AI+Mobile

Curso introdutório Prototipação Mobile App

No curso AI+Mobile, os alunos fazem a concepção de um App Mobile na prática, desde a ideia inicial até o protótipo navegável, trabalhando através de um workflow de Arquitetura de Informação e realizando atividades como a criação de um briefing, proto-personas, especificação funcional, mapa de navegação e wireframes.

Curso AI+Mobile

Horários e materiais

Carga horária:
Sábado e domingo das 10:00 as 17:30, com pausas para almoço e coffee-break.

Você recebe por e-mail:
Certificado, materiais apresentados e toolkit com templates para mobile.

Público e pré-requisitos

Público-alvo:
Designers, Desenvolvedores e Empreendedores interessados em Arquitetura de Informação e Mobile.

Pré-requisitos:
Curso introdutório, não é necessária experiência. Precisa trazer notebook :)

Edu Agni

Sobre o instrutor

Edu Agni tem experiência de treze anos nas áreas de design e usabilidade. Atualmente é UX Designer na ContaAzul, Curador da área de Design da Campus Party Brasil e Instrutor na Mergo.

Conteúdo Programático


Primeiro dia (sábado)


  1. Introdução
    Conceitos e atribuições da Arquitetura de Informação.
  2. Mobile First
    O número total de pessoas acessando a web através de dispositivos móveis superou o acesso via desktop em 2015.
  3. Prática: Briefing
    Um Briefing não é somente preencher um formulário com os dados do cliente e da peça a ser produzida, mas sim uma atividade de planejamento.
  4. Os elementos da Experiência do Usuário
    Entendendo as camadas de Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície propostas por Jesse James Garret dentro de um projeto de UX.
  5. Prática: Proto-Personas
    Proto-personas se originam a partir de brainstormings, onde os participantes tentam encapsular as crenças da organização sobre quem está usando o seu produto ou serviço, e quais são as suas motivações.
  6. Prática: Especificação Funcional
    É a descrições detalhadas de funcionalidades que o seu produto deve incluir para ir ao encontro das necessidades do usuário.
  7. Prática: Mapa de Navegação
    Mapas de Navegação documentam as páginas do site, e incluem as relações entre uma página e outra, quaisquer relações entre páginas e alguns outros fatos que mudam de projeto para projeto.

Segundo dia (domingo)


  1. Os Sistemas da Arquitetura de Informação
    Compreendendo os sistemas de organização, rotulação, navegação e busca.
  2. Prática: Inventário de Conteúdo
    O Inventário de Conteúdo é uma listagem diversa de todos conteúdos que deverão fazer parte de um site ou software.
  3. Prática: Protótipos em papel
    Protótipos em papel são rápidos e de baixo custo, e ajudam na identificação de problemas antes de serem implementados.
  4. Prática: Protótipos Navegáveis
    Um Protótipo Navegável ajuda a simular a experiência de navegação, a detalhar o fluxo de tarefas e a dimensionar o projeto de maneira mais eficiente.
  5. Teste de Usabilidade Mobile
    Como aplicar e colher resultados de testes de usabilidade em dispositivos móveis.
  6. Heurísticas para Arquitetura de Informação
    Heurísticas para Arquitetura de Informação de Louis Rosenfeld, para avaliação da página inicial, interface de busca, resultados de busca, navegação global e navegação contextual.
  7. Considerações finais do curso
    Considerações sobre os conteúdos e atividades práticas realizadas no curso.

Política de matrícula, cancelamento e reembolso


  • A vaga do participante no curso somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participantes será permitida se for comunicada por e-mail com até um dia de antecedência ao evento. Caso não haja tal comunicação, o substituto não poderá ingressar na sala de aula.
  • A TRANSFERÊNCIA de uma inscrição para outra turma ou o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderão ser realizados mediante solicitação por e-mail, pelas seguintes condições:
    1. Aviso com 15 (quinze) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 10 (dez) dias ou transferência para outro curso de igual valor, a critério do participante.
    2. Aviso com 03 (três) dias à 14 (catorze) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 10 (dez) dias.
    3. Aviso com menos de 72 horas de antecedência: não haverá devolução do valor investido nem transferência para outro curso.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, desconto ou transferência de inscrição.
  • A qualquer momento a Mergo poderá realizar promoções referentes a inscrição no curso (como o fornecimento de descontos ou brindes). Este fato, no entanto, não dará direito a bonificação, descontos ou brindes aos participantes inscritos anteriormente a promoção.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o curso com aviso prévio de, no mínimo, 7 dias de antecedência. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
  • A Mergo poderá cancelar ou adiar o curso com antecedência de 1 a 7 dias da data de realização apenas em casos de desastres naturais ou problemas de saúde do instrutor que o impossibilitem de ministrar a aula. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.